Ministro apoia investimentos para a África

Imprimir

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou do lançamento do Fundo de Investimentos em Agricultura para o Corredor de Nacala que beneficiará a província de Nampula, no norte de Moçambique. O evento se realizou nesta quarta-feira, 04 de julho, no auditório da Embrapa Parque Estação Biológica, em Brasília.

Durante seu pronunciamento, Mendes Ribeiro Filho destacou a importância da parceria entre governos, iniciativa privada e instituições. “Não há mais espaço para ações isoladas. O que vemos aqui é a união de três países – Brasil, Japão, Moçambique – em busca do desenvolvimento agropecuário, por meio da pesquisa, da transparência de tecnologia, da busca de novos empreendedores e da implantação de projetos sustentáveis” destacou. Segundo o ministro, o Fundo de Investimentos será uma oportunidade à população daquele país de adquirir experiências em sistemas de produção ambientalmente corretos e economicamente viáveis.

O ministro também fez referência à criação da Agência de Assistência e Extensão Rural, que mereceu destaque da presidenta Dilma na semana passada durante divulgação do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013. Segundo ele, a intenção com o instrumento é aliar a pesquisa à assistência técnica para levar mais eficiência ao campo. “O produtor rural precisa ter as condições  necessárias para seguir produzindo e fazer uso das tecnologias que estão à sua disposição”, salientou.

O que é o fundo: O Fundo de Nacala é um projeto que visa promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico ao longo do Corredor de Nacala, usando a experiência do Brasil na área do agronegócio. Está ligado ao programa de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento da Agricultura nas Savanas Tropicais em Moçambique (Pró-Savana), que tem como parceiros o Brasil e o Japão.

Fonte: MAPA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *