Ministério participa do Simpósio do Café

Imprimir

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa do Simpósio Nacional do Agronegócio Café, promovido pela Associação dos Produtores de Café da Bahia, a partir desta segunda até quarta-feira (12 a 14 de março), em Salvador (BA). Em sua 13º edição, o evento terá como tema “Cafés do Brasil”.

No evento, serão abordados aspectos de associativismo e cooperativismo, planejamento e gestão agropecuária, pragas e doenças, manejo produtivo (plantio, espaçamento, irrigação, adubação e calagem; preparo e qualidade do solo; colheita; armazenagem). Outros assuntos como melhoramento genético, ecologia, meio ambiente e sustentabilidade, estudos sócio-econômicos (mercado, comercialização e gestão de propriedades) e mecanização agrícola, também serão tratados no encontro.

Na terça-feira (13) está prevista a participação do diretor do Departamento do Café do Mapa, Edilson Alcântara, no painel Plano Nacional de Pesquisas, Revigoramento, Plantio e Melhoramento da Qualidade dos Cafés.

Paralelamente ao simpósio, ocorre a 13ª edição da ExpoCafé, que vai promover o produto em estandes institucionais do agronegócio Café. Durante os três dias de evento, serão realizados cursos relacionados à cultura, com trabalhos desenvolvidos por baristas, cafés especiais, tecnologia de alimentos e indústria ligada ao café.
Bahia

A Bahia é o quarto maior produtor de café do Brasil, com 2,5 milhões de sacas ao ano, atrás de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. O estado tem se consolidado como fornecedor de cafés especiais, com ótimos resultados nas competições internacionais. Agora, o setor busca os mesmos resultados para os cafés naturais. Os 130 mil hectares de lavouras de café estão distribuídos em três áreas de produção: Planalto, Atlântico e Cerrado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *