Ministério da Agricultura disponibiliza estimativas do café

Imprimir

Brasília (11.2.2010) – Os indicadores de desempenho da cafeicultura brasileira são consolidados mensalmente pelos técnicos do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Informe Estatístico do Café, divulgado para o setor e no site do Mapa, seção Agronegócio Café, inclui dados de produção, estoques, produtividade, consumo, regiões produtoras e exportadoras de café.

Os dados de 2009 mostram que a safra do grão alcançou 39,47 milhões de sacas e o setor representou o quinto item na pauta de exportações do agronegócio, gerando US$ 4,27 bilhões para a economia do País. Os principais países importadores do café verde brasileiro são Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão.

Na seção também é possível consultar as previsões de safra do café, divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A primeira estimativa para esse ano, anunciada em janeiro último, aponta que o Brasil poderá colher entre 45,89 e 48,66 milhões de sacas de 60 quilos de café (conilon e arábica).

Produção – O Brasil é o maior produtor mundial de café, à frente do Vietnã (16,5 milhões de sacas), da Indonésia (9,35 milhões de sacas) e da Colômbia (8,1 milhões de sacas). Minas Gerais, maior produtor brasileiro, deve colher este ano de 23,20 a 24,72 milhões de sacas ou 50,8% da safra. O segundo no ranking é o Espírito Santo, que deve produzir de 11,50 a 12,04 milhões de sacas. (Sophia Gebrim)

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *