Minasul se mobiliza para realizar um grande Dia C

Imprimir
O Dia C, Dia de Cooperar, vem sendo colocado em prática pela Minasul há vários anos e cada vez com mais participantes. A iniciativa foi idealizada pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), em 2009, e ganha adeptos pela região. O objetivo é potencializar as ações voluntárias das cooperativas mineiras num grande movimento de solidariedade em prol de um mundo mais justo.

A Minasul já coordenou a realização do Dia C em várias localidades. Este ano está mobilizando toda a sua estrutura para ajudar mais uma instituição. Desta vez, a Creche Estela Maris, na cidade de Carmo da Cachoeira, foi a indicada para receber a ação. Tudo acontecerá no dia 30 de junho, das 8 horas da manhã, ao meio dia. Os dias que precedem a data, são de muitos preparativos na Minasul, que além de mobilizar um time de voluntários colaboradores, também reúne parceiros de vários setores dispostos a se somar com a atitude cidadã.

Raquel Martins, do Departamento de Recursos Humanos, explica que o Dia C é uma oportunidade para se repensar valores como a solidariedade, a cidadania e a cooperação de todos para um mundo melhor, seja no âmbito das Cooperativas, no envolvimento dos colaboradores ou outros setores. “É sobretudo um dia de conscientização de todos podermos fazer algo pelo outro, isso é dignificante, tanto para quem doa, quanto para quem recebe um gesto de solidariedade”, diz.

O critério para a escolha da entidade a ser beneficiada com a ação, segundo ela, vem de indicações dos próprios funcionários e não se limita à matriz da Minasul em Varginha, mas à área de abrangência de todas as suas unidades pela região.

“Nós levamos em consideração as indicações feitas por nossos próprios colaboradores pois eles conhecem bem todos os municípios onde atuamos, sabem os projetos sociais que são desenvolvidos, onde há maior carência por um apoio como este, que o Dia C oferece”, explica.

A proposta de Cooperar com essas instituições assistenciais escolhidas, vai desde a doação de algo que ela esteja precisando até um carregamento inteiro de alegria, carinho, calor humano, capaz de tornar o Dia C uma data, de fato, marcante para todos os envolvidos.

Lucimara Carlo, do departamento de classificação de cafés, da Minasul, é uma das envolvidas e entusiasmadas com a ação. Com a experiência de atuação em vários Dias Cs no currículo, ela garante que a expectativa e os feitos só aumentam a cada ano. “A gente aprende um pouco com cada lugar, cada pessoa, vamos ficando mais práticos, mais seguros e capazes de melhorar a cada ano”, acredita.

Lucimara conta que já fazia trabalhos voluntários antes e quando começou a trabalhar na Minasul, fiou muito feliz ao saber do Dia C e que poderia continuar a ajudar as pessoas. E como vírus do bem também pega, bastou abrir as inscrições para voluntários interessados em contribuir no Dia C, que 60 colaboradores correram para deixar o seu nome como candidato a ajudar.

Como? Naquilo que for habilidade de cada, somada com a vontade de fazer. A Minasul também está arrecadando este mês, roupas de frio, calçados, brinquedos, material de limpeza e, principalmente, material escolar de apoio, que foi o principal pedido feito pelos responsáveis pela creche. Qualquer pessoa pode doar a sua colaboração, seja através de uma caixa de lápis de cor, cartolina, tinta, canetinha, borracha, cadernos etc.

Os voluntários vão levar tudo isso para as mãozinhas das crianças, através de suas professoras. No Dia C, um ônibus com os voluntários seguirá logo pela manhã, levando presentes, palestrantes, monitores encarregados de organizar as brincadeiras, os lanches, a pipoca, o cineminha.

Rachel explica que há um cuidado em preparar um dia intenso para elas, um dia divertido, mas também com aprendizado e cultura. “Não queremos que o Dia C fique para elas e seus pais, apenas como um dia de comilança, mas uma oportunidade também produtiva, com algum aprendizado implícito. Uma sementinha lançada”, defende. No que depender do time de voluntários, será por certo, semente do bem, regada com muitos abraços e sorrisos.

Fonte: Ascom Minasul

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *