Minas se prepara para a 8ª edição do Concurso de Qualidade Café

Imprimir

As inscrições poderão ser realizadas em todos os escritórios da Emater-MG, no período de 1º de junho a 6 de setembro. Reunião da comissão organizadora do Concurso, realizada na terça-feira (17), em Belo Horizonte, contou com a presença do presidente da Emater-MG, Maurilio Soares Guimarães, representantes da nova diretoria da Emater e de instituições parcerias.

Os detalhes do regulamento foram apresentados pelo coordenador do Concurso, Marcos Fabri Júnior (Emater-Lavras). Ele destacou o caráter educativo do concurso mineiro, que inclui a entrega de laudo técnico a cada produtor finalista, onde se apresenta a classificação física e sensorial da amostra. Com o laudo, o produtor tem a oportunidade de orientar sua produção para a evolução contínua da qualidade. Para esta edição, será incentivada a participação ainda maior dos produtores do programa CertificaMinas Café, para construção de um banco de dados que ajudará a avaliar a melhoria da qualidade do café nas propriedades certificadas. 

Para o gerente executivo do Polo de Excelência do Café (PEC), Edinaldo José Abrahão, o Concurso contribui para a identificação das características dos cafés produzidos em diferentes regiões do Estado de Minas, como forma de agregar valor ao produto e facilitar o direcionamento para segmentos diferenciados do mercado. Como representante da Universidade Federal de Lavras (UFLA), também estava presente na reunião o professor de cafeicultura Rubens José Guimarães.

Durante a reunião foi anunciada a participação de duas novas parcerias na organização do Concurso: Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).

Rede de parcerias
  
O concurso, de âmbito estadual, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). O evento é uma ação do programa estruturador CertificaMinas Café. A iniciativa tem parceria de diversas instituições, como Universidade Federal de Lavras, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), Centro de Excelência do Café, Polo de Excelência do Café, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSULDEMINAS)  e  Federação de Agricultura e Pecuária (Faemg), Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg).

Fonte: Portal do Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *