Minas pode ter o inverno mais frio dos últimos 25 anos

Imprimir

Minas vai ter o inverno mais frio e úmido dos últimos 25 anos, com temperaturas que devem chegar, nas madrugadas e noites de julho, a menos de 10 graus. A mudança começará já no fim do outono, informou, nesta segunda-feira, o coordenador do Centro de Meteorologia Minas tempo, Ruibran dos Reis.

A friagem vai decorrer do enfraquecimento do fenômeno El Niño – aquecimento das águas do Oceano Pacífico, no litoral do Peru e Equador –, permitindo a atuação de massa de ar polar que atuará em grande escala no estado. A previsão é três graus a menos na temperatura média do período. O inverno entra oficialmente às 8h28 de 21 de junho. 

Semana começa com frio e chuva na Grande BH Nos últimos dias, os mineiros tiveram uma pequena demonstração do que vem por aí. Segundo Ruibran, houve queda de 8 graus na temperatura máxima, que estava na faixa de 30 graus na quinta-feira e passou para 22 graus, registrada nesta segunda-feira em BH.

A mudança brusca se deveu à chegada de uma frente fria a Minas, que provocou chuva fraca na capital e de grande intensidade em Divinópolis e Itaúna, na Região Centro-Oeste, e Ipatinga, no Vale do Aço. A partir de quarta-feira, deverá ocorrer ligeira elevação na temperatura, devido ao enfraquecimento da frente fria, afastando a ocorrência de novas chuvas.

* Gustavo Werneck 

Fonte: Estado de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *