Minas Gerais quer sediar próxima reunião da OIC

Imprimir

O secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, vai propor que a reunião da Organização Internacional do Café (OIC) de 2013 seja realizada em Belo Horizonte. A ideia será apresentada na próxima semana, durante a reunião anual da OIC, que será realizada em Londres, sede da entidade.

Elmiro Nascimento é um dos integrantes da comitiva brasileira que participará de 24 a 28 de setembro da reunião da OIC. A delegação chefiada pelo secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, é composta por 22 pessoas, representantes do governo e do setor privado (produção, exportação e torrefação de café). Também participam deputados estaduais mineiros.

O diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Edilson Martins de Alcântara, destaca que um dos eventos programados para a próxima semana é o seminário sobre certificação de cafés. Ele afirmou que a delegação brasileira irá apresentar experiências bem-sucedidas, como o programa do governo mineiro de certificação de origem e de qualidade de café, o Certicafe.

Alcântara afirmou que nesta safra o governo separou R$ 50 milhões para a linha de crédito destinada a financiar investimentos na gestão (manejo e qualidade) e na sustentabilidade das lavouras, que podem resultar na obtenção de certificados que garantem o respeito às condições econômicas, ambientais, trabalhistas e sociais. O projeto leva em conta os requisitos mínimos, de acordo com orientações da Embrapa, para que numa segunda fase o cafeicultor se habilite às certificações comerciais, que vão proporcionar melhor remuneração.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *