MG domina fase nacional de concurso de qualidade de café

Imprimir

Minas Gerais é o Estado com maior número de representante na fase nacional do 13.º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence Early Harvest, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês). A avaliação dos grãos ocorreu em Varginha (MG), entre os dias 8 e 12.

Foram selecionadas 86 amostras, que tiveram nota mínima de 85 pontos (em uma escala de 0 a 100), das quais 69 (80,23%) são de Minas. Os demais concorrentes são de São Paulo (seis amostras, ou 6,98%), Bahia e Espírito Santo (cinco cada, ou 5,81%) e Paraná (uma, ou 1,16%).

Os lotes selecionados para a etapa nacional são produzidos, exclusivamente, por via úmida (despolpados e cerejas descascados) e devem ser beneficiados, preparados e depositados em um dos armazéns credenciados, até o dia 22. Os lotes escolhidos irão à prova no período entre os dias 29 e 2. O anúncio do resultado está previsto para o dia 5. Essas amostras passarão, então, pelo crivo da Comissão Julgadora Internacional, entre os dias 5 e 9, a qual fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão Cup of Excellence, a ser realizado em 10 de janeiro.

A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram os cafés classificados pode ser acessada na página da BSCA (http://tinyurl.com/929hp3k), que organiza o concurso em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *