Melitta quer entrar no segmento brasileiro de dose única

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A Melitta — líder do segmento de café a vácuo e do segmento de filtros de papel para coar café – planeja, nos próximos dois anos, entrar no segmento brasileiro de dose única. “Estamos pesquisando um novo produto que tenha qualidade, variedade e alto valor agregado”, disse Bernando Wolfson, presidente da Melitta do Brasil, na manhã desta quinta-feira (03/10) em São Paulo. A empresa que vem detectando o aumento das vendas de capsulas nos últimos anos já comercializa saches na Alemanha, Canadá e Estados Unidos.

No Brasil a empresa está intensificando os investimentos nas áreas de pesquisa e marketing e espera alcançar um faturamento bruto de R$ 1,2 bilhão no país em 2016. Os negócios de café e filtros, que cresceram 25% entre 2010 e 2012, devem permanecer aquecidos este ano, período em que devem registrar um crescimento de 11% sobre 2012, devendo alcançar R$ 902 milhões.

No mundo, o Grupo Melitta registrou vendas de 1,3 bilhão de euros em 2012, em queda de 4% sobre 2012. A queda reflete a suspensão das exportações de grãos verdes da subsidiária brasileira devido mudanças na cobrança de impostos, e os efeitos do cambio. “Além disso, depois de alcançarem o pico histórico em maio de 2011, os preços do café seguiram em queda até os dias atuais, e situam negociados a 115 centavos de dólar por libra-peso”, diz Stephan Bentz, presidente do Grupo Melitta.

De acordo com ele, a queda registrada globalmente se deve ao crescimento das vendas de marcas mais baratas, um fenômeno basicamente europeu, em particular na Alemanha. Com isso, apesar de as vendas da empresa terem se mantido estáveis em volume nos Estados Unidos e na Europa, em faturamento elas caíram. “A queda foi compensada pelo resultado positivo da divisão de café do Brasil”, disse.

Além da retração das vendas de café, a empresa também verificou queda nas vendas de filtros de papel como resultado do desenvolvimento de novos métodos de preparação e da pressão de mais baratas na Europa. “Nossa marca vai lutar contra essa tendência com políticas consistentes e inovadores”, diz Bentz.

No Brasil, a empresa lançou o Melitta Wake, café preparado destinado ao publico jovem. “Vamos continuar investindo no Brasil apesar das incertezas do crescimento mundial e apesar do PIB brasileiro”, diz Bernardo Wolfosn, presidente da Melitta do Brasil. Nos próximos quatro anos a empresa quer chegar a mais de 1,3 milhão de lares brasileiros.

Fonte: Globo Rural Online

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