Mapa participa do encerramento oficial do Ano Internacional das Cooperativas na Inglaterra

Imprimir

Uma comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estará presente no encerramento oficial das celebrações do Ano Internacional das Cooperativas, que acontece entre 31 de outubro a 2 de novembro de 2012, em Manchester, na Inglaterra.  Na ocasião, também estará ocorrendo a terceira edição da ICA EXPOCOOP, Feira Internacional de Cooperativas da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). O diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, Erikson Chandoha, chefiará o grupo.

A participação do Mapa na ICA EXPOCOOP 2012 é resultado da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (SDC) e a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Na feira, o Mapa terá um estande institucional, onde cinco cooperativas agropecuárias terão a oportunidade de apresentar seus produtos (café, mel, amendoim, arroz, cacau).  As participantes são: a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso/MG), a Cooperativa Nacional de Apicultura (ConapAP/MG), a Cooperativa Agroindustrial (Coplana/SP), a Cooperativa Arrozeira Extremosul (Extremosul/RS) e a Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia (Copoamo/PA).

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), Aura Domingos, o evento abre oportunidades de negócios. “Vai proporcionar uma maior visibilidade para o movimento cooperativista”, frisou. Além disso, serão discutidos assuntos referentes ao cooperativismo mundial, discussões sobre gênero e uma avaliação do que foi de fato realizado durante ano de 2012, Ano Internacional das Cooperativas.

Também durante o evento, o Denacoop realizará, no dia 31 de outubro, um Workshop “Gênero nas Cooperativas Brasileiras: desafios, oportunidades e o papel do Estado”. À frente das palestras estarão a coordenadora e o técnico do Denaccop, Vera Lucia Oliveira e Eduardo Mello Mazzoleni.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *