Mapa participa da 114ª sessão do Conselho Internacional do Café

Imprimir

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será representado na 114ª sessão do Conselho Internacional do Café e demais reuniões da Organização Internacional do Café (OIC), agendadas para o período de 2 a 6 de março deste ano. Todas as reuniões vão ser realizadas na sede da Organização, em Londres, Inglaterra. O encontro possibilita que Governos e o setor privado troquem opiniões sobre questões cafeeiras e sobre as condições e tendências do mercado, além de coordenar políticas em conjunto.

Os assuntos do evento são abordados em diversos comitês, como os de finanças e administração, projetos, promoção e desenvolvimento do mercado e no comitê de estatística. Para o diretor do departamento do Café do Mapa, que representará o Ministério, Rodolfo Oliveira, “a participação do Mapa nas reuniões da OIC é de grande importância para proteger os interesses do Brasil, uma vez que o país responde por um terço da produção mundial de café”.

Além do Mapa, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG), o Conselho Nacional do Café (CNC), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ) vão compor a Delegação Brasileira no encontro.

Sobre a OIC

A OIC, do qual o Brasil é membro, é o principal organismo intergovernamental a serviço do café e reúne 46 países exportadores e importadores para enfrentar os desafios com que o café se depara no mundo todo. A organização administra o Acordo Internacional do Café de 2007 (AIC de 2007), cujo objetivo é fortalecer o setor cafeeiro global num clima de mercado, promovendo sua expansão sustentável em benefício de todos os participantes. Seus Países-Membros representam 94% da produção mundial de café e mais de 75% do consumo mundial.

Outras informações: www.ico.org

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Mapa (Cláudia Lafetá)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *