Mapa negocia parceria com Agência Meteorológica do Japão

Imprimir

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, se reuniu nesta sexta-feira (3/7), em Tóquio com o diretor-geral da Agência Meteorológica do Japão (JMA), Noritake Nishide. Durante o encontro, ela pediu que a empresa amplie a capacidade operacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "O Japão tem sido historicamente um amigo do Brasil e, hoje, uma das áreas que priorizamos é a previsão do clima, das chuvas, o sistema meteorológico", disse a ministra em nota distribuída por sua assessoria.

Kátia Abreu visitou a sede da Agência Meteorológica do Japão para conhecer em detalhes o trabalho desenvolvido na previsão do tempo e de tufões, além do sistema de anúncio e alertas a nível local e nacional. A ministra está no país asiático para negociar futuras parcerias comerciais entre as duas nações.

O Ministério da Agricultura propôs à agência japonesa parceria em projetos conjuntos de investimento em equipamentos e troca de experiências na área. Segundo o ministério, ficou acertado que técnicos e peritos da JMA visitarão o Inmet a fim avaliar as demandas do instituto. Entre as necessidades que o Inmet apresentou está um projeto para integrar dados de radares meteorológicos com os de satélite e aperfeiçoar as estações automatizadas. Atualmente, existem 37 radares em operação no Brasil.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *