Mapa incentiva o uso de sementes certificadas

Imprimir

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estimula a utilização de sementes certificadas no Brasil por meio das ações de fiscalização contra a pirataria na produção e na comercialização. “O combate às irregularidades pelo ministério tem sido intenso e vem trazendo resultados positivos. Incentivamos o setor a recorrer ao sistema formal de sementes certificadas”, declara o coordenador de sementes e mudas do Ministério da Agricultura, André Peralta.

Em 2011, foram 20,8 mil ações de fiscalização  de sementes e mudas realizadas pelo Ministério da Agricultura em todo o País. Destas, 2 mil foram consequência de denúncias que resultaram na emissão de 306 autos de infrações, gerando um valor de R$ 9 milhões em multas. Também no mesmo ano, foram apreendidas 19 toneladas de sementes irregulares, destruídas 79 mil mudas e 14 estabelecimentos foram interditados. Para o ano de 2012, estão previstas pelo Mapa 17,2 mil operações de fiscalização.

“Nossas ações têm sido mais educativas, através da divulgação da legislação, do treinamento dos responsáveis técnicos pela produção de sementes. Sabemos que este procedimento ajuda a reduzir as irregularidades do ponto de vista legal e técnico no processo de produção e comercialização”, destaca.

Segundo Peralta, o uso de sementes piratas aumenta o risco de propagar pragas e doenças e reduz a produtividade da lavoura. A utilização ilegal também encarece a produção e pode levar a uma aplicação maior na quantidade de agrotóxicos, que causa danos ao meio ambiente.

“Com uma semente de qualidade e com identidade comprovada se evita gastos na produção e no uso dos agroquímicos. Consequentemente, o produtor terá um aumento na produção e na renda”, disse. 

Saiba Mais

O que é semente certificada – A certificação é o processo que objetiva a produção de sementes mediante controle de qualidade em todas as suas etapas, incluindo o conhecimento da origem genética e o controle de gerações.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2104
Vera Stumm
vera.stumm@agricultura.gov.br

Fonte: MAPA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *