Mantiqueira de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas: regiões são as vencedoras do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café

Imprimir

A Minasul apresentou, em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (19), os lotes vencedores da 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café. Os campeões foram representados pelas regiões Mantiqueira de Minas e Sul de Minas. Na categoria café natural, o produtor Hudson Salvador Vilela, da Fazenda Colina, município de Luminárias (MG) – Sul de Minas, atingindo nota de 91,75 pontos. Na categoria café cereja descascado, o campeão foi o produtor Renato Pita Maciel de Moura, da Fazenda Trapiá, em Baependi (MG) – Mantiqueira de Minas – conquistou o primeiro lugar com a nota de 89,6 pontos.

Cafés presidenciáveis também foram destacados, na categoria natural, com o vice colocadoNísio Oliveira Lima, da Fazenda Vista Alegre, em Nepomuceno (MG) com 90,93 pontos; e Adelino Semboloni, da Fazenda dos Tachos, em Varginha (MG), com 90,68 pontos, ficando na terceira posição. O quarto colocado foi Álvaro Mendes de Resende, da Fazenda Gericó, de Varginha (MG) com 88,81 pontos; e o quinto colocado foi EfrainBotrel, da Fazenda Águas Claras, em Ilicínia (MG). Os cinco vencedores da categoria natural representam a região Sul de Minas.

Na categoria café cereja descascado houve surpresa para os primeiros colocados. Andrea de Souza Rangel, vice com 88,7 pontos, é casada com o campeão da categoria. Já a terceira colocada, com a nota de 87,18, Patrícia Ferreira Alves, da Fazenda Boa Vista, em Ilicínia (MG), Sul de Minas, é esposa do quinto colocado na categoria natural, EfrainBotrel. O quarto lugar foi para a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Carmo da Cachoeira (MG), Sul de Minas, do produtor Helder Chagas Reis, que atingiu 86,81 pontos; e a quinta premiação foi para a região Matas de Minas, em Entre Rio de Minas (MG), com o produtor Roberto Junqueira Filho, da Fazenda São Bento, que conquistou 86,68 pontos. (confira todos os vencedores nos quadros abaixo)

Francisco Lentini, supervisor do Departamento de Cafés Especiais e Diferenciados da Minasul e juiz principal do concurso, diz que esta 25ª Edição foi um grande sucesso. “Superou todas as nossas expectativas, desde a fase de inscrições, com um recorde de 320 amostras. Este Concurso vai ficar marcado, também,pela elevada pontuação e complexidade de atributos”. Lentiniainda comenta que os resultados mostram que os produtores estão mais preocupados em atender a demanda do mercado por cafés especiais. “É importante agora que eles continuem a trabalhar a consistência desses cafés para manter a qualidade”.

Para o produtor Antônio Bento da Silva, do Sítio Bela Vista, de Varginha – um dos 30 finalistas selecionados para a fase final – participar da premiação foi um motivo a mais para trabalhar a qualidade na próxima safra. “Fiquei muito feliz! Esse é o trabalho da minha vida e, participar pela primeira vez de um concurso como esse, e ainda chegar à fase final é a realização de um sonho. Ano que vem quero estar aqui dinovo, com um café melhor e contando, sempre, com o apoio da equipe Minasul”, comentou o produtor.

A Nucoffee Syngenta – Nutrade Comércio Exportação será a compradora dos lotes e disponibilizará as amostras em leilão virtual.

A 25ª Edição do Concurso Qualidade Minasul de Café é uma realização da Minasul com apoio da Nucoffee Syngenta e órgãos ligados ao Conselho Municipal de Café. Desde 1993 a Minasul organiza o Concurso de Qualidade Minasul de Café, com o objetivo de promover a qualidade do café de seus cooperados junto aos mercados nacional e internacional.

Veja as fotos do evento logo abaixou ou clique aqui para ver direto no Flickr
Premiação do 25º Concurso Qualidade Minasul de Café

Fonte: Ascom Minasul e vídeo da TV Alterosa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *