Mantida a previsão de geadas para a próxima madrugada na região cafeeira do Paraná

Imprimir

A temperatura caiu bastante, mas não baixou dos 3C na região de Londrina. Com estes valores, apenas os pés mais novos ou desprotegidos, plantados nas baixadas, podem ter sentido a influência do frio. No sul e sudoeste de São Paulo, a madrugada também foi bastante fria, mas as temperaturas também ficaram acima do ponto de congelamento em regiões de café. No decorrer do dia, rapidamente a massa de ar polar perde força e a tendência é de elevação das temperaturas. A próxima madrugada segue fria, mas sem risco de geadas nas regiões produtoras de café do Sul e Sudeste. No fim de semana a temperatura sobe em todo o cinturão produtor, enquanto uma nova frente fria chega ao extremo sul do País.

Na sexta-feira a massa de ar frio continua atuando sobre o Paraná. A pouca presença de nuvens na região leva a perda radiativa de calor junto à superfície com formação de geadas em todo estado. As áreas de risco para geadas de maior intensidade abrangem o centro e o sul paranaense.

Na região cafeeira do Paraná é mantida a previsão de geadas de fraca a moderada intensidade para a próxima madrugada.

Permanece a recomendação do enterrio das mudas de até 6 meses de idade, chegamento de terra junto ao tronco dos cafeeiros de 6 meses a 2 anos e proteção dos viveiros.

SÃO PAULO
As condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, em áreas isoladas no Sul, Sudoeste, Serra da Mantiqueira e Centro-Leste (exceto Litoral), ao amanhecer do(s) dia(s) 05/08/2011.

PARANÁ
As condições meteorológicas são favoráveis à formação de geada, em áreas isoladas no Sul e Regiao Central, ao amanhecer do(s) dia(s) 05/08/2011

Previsão do tempo para a região Sul 
quinta, 04 de agosto de 2011
CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA NO OESTE, SUL E REGIÃO CENTRAL DO PARANA, OESTE, MEIO-OESTE, PLANALTO NORTE E SUL DE SANTA CATARINA, OESTE, CAMPANHA, SERRA DO SUDESTE, PLANALTO SUL E SERRA DO NORDESTE NO RIO GRANDE DO SUL. DEMAIS AREAS PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRO DECLINIO MAX.: 18°C   MIN.: -4°C 

sexta, 05 de agosto de 2011
PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVA EM ÁREAS ISOLADAS NO OESTE E NORTE DO PARANÁ. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO COM GEADA EM PONTOS ISOLADOS.
TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 20°C   MIN.: -4°C 

sábado, 06 de agosto de 2011
PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVA EM ÁREAS ISOLADAS NO SUL E LESTE DO PARANÁ E EM SANTA CATARINA. GEADA NA CAMPANHA E SERRA DO SUDESTE DO RIO GRANDE DO SUL. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: LIGEIRA ELEVACAO MAX.: 22°C   MIN.: 0°C 

domingo, 07 de agosto de 2011
PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVA NO OESTE E SUL DO PARANÁ, EM SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL, E NEVOEIRO E/OU NÉVOA ÚMIDA NAS DEMAIS ÁREAS.
TEMPERATURA: LIGEIRA ELEVACAO MAX.: 24°C   MIN.: 4°C 

Previsão do tempo para a região Sudeste 
quinta, 04 de agosto de 2011
NUBLADO COM CHUVA NO RIO DE JANEIRO E ESPÍRITO SANTO. GEADA NA MADRUGADA AO AMANHECER NAS PARTES ALTAS DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS. DEMAIS ÁREAS CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: DECLINIO MAX.: 33°C   MIN.: -3°C 

sexta, 05 de agosto de 2011
NUBLADO COM CHUVAS ISOLADAS NO LITORAL DO ESPÍRITO SANTO, NORTE FLUMINENSE NO RIO DE JANEIRO, LESTE, NORDESTE E NORTE DE MINAS GERAIS. GEADA NO CENTROSSUL, SUDOESTE E LESTE DE SÃO PAULO E NO SUL DE MINAS GERAIS. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM NEVOEIROS ISOLADOS AO AMANHECER.
TEMPERATURA: ESTAVEL MAX.: 33°C   MIN.: -2°C 

sábado, 06 de agosto de 2011
PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM CHUVA NO SUL E CENTRO-OESTE DE SÃO PAULO, NORTE DO ESPÍRITO SANTO E SUL DE MINAS GERAIS. NÉVOA ÚMIDA NO RIO DE JANEIRO. DEMAIS ÁREAS PARCIALMENTE NUBLADO.
TEMPERATURA: ELEVACAO MAX.: 34°C   MIN.: 7°C 

domingo, 07 de agosto de 2011
PARCIALMENTE NUBLADO COM POSSIBILIDADE DE CHUVA NO SUL DE MINAS GERAIS, LESTE E SUL DE SÃO PAULO. DEMAIS REGIÕES DE MINAS, CLARO COM NÉVOA SECA. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO A NUBLADO COM CHUVA NO CENTROSSUL DO RIO DE JANEIRO. CLARO A PARCIALMENTE NUBLADO NO ESPÍRITO SANTO.
TEMPERATURA: LIGEIRA ELEVACAO MAX.: 35°C   MIN.: 9°C

Fonte: NewsCafeicultura com SOMAR, INMET, IAPAR e CPTEC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *