Mais umidade no Brasil

Imprimir

* A frente fria que chegou no domingo a Região Sudeste continua avançando pelo país no decorrer desta semana e vai chegar à Bahia. A massa de ar polar que acompanha este sistema se desloca pelo oceano. Os ventos da massa polar vão levar bastante umidade marítima para o continente. Por isso, grande parte do país terá mais umidade nesta semana.

* Além disso, um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, vai formar nuvens muito carregadas que vão avançar para o Sul do país.

* Entre os dias 02 e 06 de setembro, chuvas fortes são esperadas para a Região Sul. Como mostra a Figura 1, os maiores volumes são previstos para o noroeste do Rio Grande do Sul (podem passar de 100 mm).

* No Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste, apesar de não ter previsão de chuva volumosa, a indicação é que esta semana seja de tempo instável. As chuvas podem acontecer de forma frequente.

* No Nordeste, até o fim da semana, a umidade aumenta na parte leste e norte da Região. O calor continuará intenso pelo interior.

* No Norte, há condições para pancadas de chuva na maioria das áreas. Pode voltar a chover até mesmo no Tocantins. No entanto, a chuva deve acumular baixos volumes na Região.

Figura 1: Previsão de chuva acumulada no período entre 02 e 06 de setembro

* Na segunda semana de setembro mais chuva forte é prevista para o Rio Grande do Sul.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada no período entre 07 e 11 de setembro.

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: A última onda de frio

* No começo da semana passada uma frente fria chegou ao Brasil e provocou chuva na Região Sul e em algumas poucas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. No Paraná, houve queda de granizo em muitas áreas produtoras. A frente fria veio acompanhado de uma grande massa de ar polar que provocou acentuada queda de temperatura, principalmente no Sul. Houve registro de geada moderada a forte em várias localidades.

* Tudo indica que esta foi a última forte onda de frio deste ano. É claro que outras frentes frias com massas polares devem passar ainda pelo país, mas não vão conseguir provocar queda acentuada de temperatura favorável a ocorrência de geada.

* O inverno já está no fim e termina neste mês de setembro. A primavera começa no dia 22, às 23h29 no horário de Brasília.

* No fim de semana (30/31 de agosto), a formação de uma nova frente fria provocou mais chuva no Sul do país. Este sistema que chegou no domingo a São Paulo, também provocou mais algumas pancadas de chuva. Porém, o que mais chamou a atenção foi a forte ventania. Os ventos passaram de 70 km/h em algumas localidades paulistas.

* No Nordeste a semana foi marcada por muito sol e calor intenso.

* No Norte, o tempo permaneceu bastante seco no Tocantins e no sudoeste do Pará.

Figura 3: Chuva acumulada no período entre 25 e 31 de agosto.

Fonte: Climatempo via Rede Social do Café

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *