Mais de mil toneladas de café serão colhidas em cidade de Angola

Imprimir

Mil e 500 toneladas de café diverso serão colhidas, na presente campanha agrícola de 2012/2013, pelos cafeicultores do município de Caluquembe, província da Huíla, informou hoje, terça-feira, o chefe de secção da Agricultura, Joaquim Tchiculumula.

Falando à Angop, para perspectivar a campanha agrícola no município, o responsável sublinhou que os agricultores prevêem colher Joaquim Tchiculumula disse que o café foi plantado numa área de 400 hectares por 50 cafeicultores associados em cooperativas, no município de Caluquembe, no âmbito de uma campanha de reactivação da produção  cafeicola, iniciada em 2008.

Segundo afirmou, a previsão de colheita é fruto da quantidade de terra cultivada, associada à regularidade das chuvas que se regista no município, e de meios agrícolas entregues pelo Executivo para o incremento da actividade.

Manifestou-se, por outro lado, satisfeito pela forma como os camponeses têm escoado os seus produtos, com maior incidência para os mercados das províncias de Luanda, Benguela, Kwanza Sul e da Huíla (Lubango), através de parceria com alguns empresários nacionais.

Sem revelar a quantidade de café colhida na época anterior, Joaquim Tchiculumula considerou significativos os resultados obtidos, porquanto corresponderam às expectativas dos agricultores.

O município de Caluquembe dista a 193 quilómetros (nordeste) da cidade do Lubango e conta uma população estimada em 359 mil e 11 habitantes, ocupando a superfície territorial de quatro mil e 240 quilómetros quadrados.

Fonte: Angola Press

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *