Mais de 20 mil mudas de café serão distribuidas no distrito de Extrema, RO

Imprimir

Mais de 20 mil mudas de café clonal serão distribuidas a produtores do distrito de Extrema, RO (Foto: Comdecom/Divulgação)

Nesta terça-feira (3), a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) iniciou a entrega de um total de 22.500 mudas de Café Clonal para produtores do distrito de Extrema, distante cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, próximo à divisa com o estado do Acre. A intenção é atender 200 agricultores até o final do ano.

Licério Magalhães, secretário titular em exercício da Semagric, diz que as mudas doadas são clones de plantas adultas de qualidade, fornecidas por viveiros do interior do estado de Rondônia.

O produtor não pagará nada para recebê-las. A estimativa é de que, durante a colheita, cada produtor colha cerca de 70 sacas de café por hectare, totalizando 14 mil sacas nos 200 hectares em que serão plantadas as plantas.

Ainda de acordo com o secretário, a intenção é proporcionar a geração de renda aos pequenos produtores e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar com plantas de qualidade. Já existe uma unidade demonstrativa implantada que tem dado resultados positivos e inspirado novos investimentos no setor.

Os que receberem a unidade demonstrativa terão capacitação por parte técnica da Semagric juntamente com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que é parceira do projeto. Além disso, a prefeitura acompanhará todo o processo que será realizado até a colheita e fornecerá o maquinário para o trabalho de preparo do solo. A parceria da Embrapa com a Secretaria é realizada desde 2013.

Fonte: G1 RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *