Mais da metade da colheita de café está concluída no centro-oeste de SP

Imprimir

Mais da metade da colheita de café já está finalizada na região da Cooperativa de Cafeicultores de Marília (Coopemar), localizada no centro-oeste de São Paulo. Segundo o engenheiro agrônomo Aurélio Giroto, o pequeno produtor colheu em média 70% do previsto, enquanto o médio e o grande finalizaram de 50% a 60%.

Os números são contabilizados com base na expectativa de a entidade receber 80 mil sacas este ano apenas oriundas de Marília. No início de 2014, quando as lavouras já eram atingidas pela estiagem, a projeção era de 90 a 100 mil sacas. Porém, com o início da colheita, Giroto afirma que a quebra foi maior do que se esperava, porque a renda do café está muito baixa.

"As amostras que têm chegado aqui provam isso. O ideal era precisar de sete sacas para fazer uma de café beneficiado, mas o que vemos é que se precisa de nove a dez sacas para dar um saco beneficiado", constata.

A qualidade da bebida, de acordo com o engenheiro agrônomo, não vai ser prejudicada, pois o clima está seco e frio, ideal para a colheita. As temperaturas, por sua vez, também estão dentro do esperado para o período.

Agência Safras
Cândida Schaedler

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *