Mais Alimentos financia produtos da cadeia produtiva do café

Imprimir

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou no dia 23/04, em Passos (MG), uma lista de produtos da cadeia produtiva do café que serão financiados pelo Mais Alimentos. São cerca de cem produtos, com descontos de até 15% em relação aos preços de fábrica. Os novos produtos atendidos pelos Mais Alimentos, que serão apresentados durante o Circuito Mineiro de Cafeicultura, está disponível na página do Programa.

Com a ampliação de sua abrangência, o Mais Alimentos passa a atender do processamento ao beneficiamento do café. “São produtos que possibilitam verticalizar a produção dentro da própria unidade do agricultor familiar, que, ao agregar valor, receberá mais pelo produto” explica o coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Hercílio Matos. Na região de Passos, a produção de café é uma das principais atividades da agricultura familiar.

O Circuito Mineiro de Cafeicultura é promovido pela Secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Passos.

O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que estimula a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o País. O Programa financia projetos até R$ 100 mil, com juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.

Por meio da linha de crédito, os agricultores familiares podem financiar tratores, máquinas, veículos para o transporte de carga, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

Fonte: MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *