Maior conferência de café conilon do mundo expõe resultados de pesquisas agrícolas

Imprimir

Resultados de pesquisas do Consórcio Pesquisa Café, coordenadas pela Embrapa Café, unidade de pesquisa da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderão ser vistos naConferência Internacional de Coffea canephora, de 11 a 15 de junho, no Espírito Santo.

O evento contará com a participação de técnicos e palestrantes de cerca de 20 países, entre eles Vietnã, Costa do Marfim, Uganda, Indonésia e México. O Consórcio estará presente em um estande expondo tecnologias nas áreas de melhoramento genético e biotecnologia, como a cultivar de café conilon BRS Ouro Preto e a micropropagação de café conilon.

A cultivar recém-lançada pelo Consórcio – Conilon BRS Ouro Preto, foi desenvolvida pela Embrapa Rondônia, com apoio do Consórcio Pesquisa Café, e é a primeira cultivar de café registrada pela Embrapa no MAPA. A micropropagação de café conilon é outra pesquisa do Consórcio, conduzida pela Embrapa Rondônia, que estará no estande. A tecnologia permite a produção de mudas de alta qualidade fitossanitária e melhores características agronômicas, durante o ano todo, por meio de métodos de cultivoin vitro.

A Conferência Internacional de Coffea canephora espera receber 700 participantes entre pesquisadores, estudantes, produtores e empresários, interessados na cadeia produtiva do café conilon, como é conhecido o C. canephora no Brasil. O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do Brasil, espécie introduzida há cem anos no estado. Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo terá uma safra de 12,2 milhões de sacas de café beneficiado em 2012, desse total, 76,6% são de café conilon e 23,4% são da espécie arábica.

Consórcio Pesquisa Café – Integra 50 instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão rural em todas as regiões produtoras de café do país.  Congregando recursos humanos e físicos, o Consórcio potencializa esforços para o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias que oferecem soluções para a sustentabilidade do agronegócio café no Brasil. Há 15 anos o Consórcio Pesquisa Café realiza o maior programa de pesquisa cafeeira do mundo, coordenado pela Embrapa Café, contabilizando mais de 4.500 ações de pesquisas com impactos no Brasil e no mundo, contando com o apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).

Serviço Conferência Internacional de Coffea canephora
Data: 11 a 15 de junho de 2012
Local: Centro de Convenções de Vitória (ES)
Para mais informações sobre inscrições e a programação da Conferência, acesse os sites www.conferenciaconilon.com.br ewww.embrapa.br/cafe.

Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *