Livro que destaca atuação de mulheres nas áreas do café em RO e outras 8 regiões é lançado

Imprimir
A presença e a atuação da mulher nas diferentes áreas que envolvem o café são destaque no livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”. A obra contém relatos reunidos nas nove regiões produtoras de café no Brasil – entre elas, Rondônia.

Produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Aliança Internacional das Mulheres do Café, o livro contou com a participação de mais de 40 autores que, por meio de encontros colaborativos, pessoais e digitais, levantaram as informações contidas na obra, que já está disponível gratuitamente na internet.

Mesmo com a problemática e desafio para encontrar as personagens, além de identificar como eram as atuações, o livro, disponibilizado em inglês e português, pôde ser construído de modo participativo e interativo.

“Hoje as informações sobre mulheres na atuação, na área do café, são muito pequenas. A gente não tem estatísticas disso. Mas a gente sabe que elas existem e estão desenvolvendo um papel muito relevante na cafeicultura do país e de Rondônia também. Então, a gente se reuniu para falar um pouquinho do que essas mulheres estão fazendo em todas as áreas e setores do café. Tem produtores, baristas, pesquisadoras, enfim”, explicou a assessora da Embrapa, Renata Silva, durante bate papo no Rondônia Rural.

Segundo ela, por ser uma lavoura perene – plantar novamente após um determinado ciclo – a cafeicultura apresenta uma característica familiar por envolver toda a família no processo de cuidados.

Para o levantamento, as equipes aplicaram questionários durante os dias de campo, tudo para mensurar onde e como as mulheres estavam envolvidas com o café.

“Esta publicação chega para todo mundo, todas as classes, produtores, para todos os interessados na cafeicultura no mundo. Aqui em Rondônia, nós temos mulheres baristas que trabalham no comércio, na parte de indústria ou como pesquisadora. Então (o livro), é para as pessoas que querem conhecer um pouquinho mais desse pequeno universo. É um retrato do tamanho do potencial que a gente tem aqui em Rondônia, do trabalho das mulheres na cafeicultura”, ressaltou Renata.

Fonte: G1 AM e Rede Amazônica (Por Mary Porfiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *