Lavras sedia primeiro encontro de entidades cooperadas do Senar Minas de 2016

Imprimir

Cerca 82 pessoas, entre presidentes de sindicatos de produtores rurais, representantes de associações rurais e mobilizadores, participaram nesta terça-feira (1), em Lavras, do V Encontro de Entidades Cooperadas do Senar Minas.

“O Senar que queremos somos nós que construiremos”. Essa foi a proposta apresentada pelo superintendente Antônio do Carmo Neves. Ele mostrou o crescimento da instituição nos últimos anos, falou dos programas, eventos implantados e o sistema de gestão. Ele discutiu ainda a responsabilidade de cada parceiro envolvido no processo do planejamento participativo, na estruturação e na realização de ações. “A proposta é de uma parceria compromissada e nós estamos em uma fase onde todos os segmentos estão prontos para avançar”.

Antônio do Carmo Neves, superintendente do Senar Minas

Antônio do Carmo trouxe também os assuntos tratados durante reunião realizada no fim de 2015 com os instrutores, onde foi discutida uma proposta de crescimento qualitativo e quantitativo em conjunto. “A gente tem que buscar crescer cada vez mais em número e qualidade e isso é posível por meio de uma parceria compromissada”, disse.

O assessor de planejamento, Celso Furtado, e a assessora pedagógica, Mirian Rocha, também participaram do encontro. Celso foi responsável pela orientação de como fazer a indicação dos cursos. Já a assessora pedagógica enfocou a questão do trabalho do mobilizador, função, o acompanhamento nos eventos e apresentou os erros mais comuns: “nós queremos propor melhorias e a intenção é que elas sejam aplicadas ainda em 2016”.

Celso Furtado, assessor de planejamento

O gerente da regional de Lavras, Celso Vieira, apresentou os cursos mais demandados, os realizados e aqueles que foram cancelados. Ele apontou os pontos positivos e negativos e as perspectivas de melhorias. Para Celso, o encontro consolida a prática do orçamento participativo: “mobilizadores e representantes das entidades cooperadas já conseguem entender a necessidade do planejamento para aprimorar o trabalho prestado”.

Celso Vieira, gerente regional do Senar em Lavras

Conselho Consultivo
A criação de um Conselho Consultivo também foi apresentada para os representantes das entidades cooperadas. A ideia é que o conselho tenha representantes de todos os segmentos: instrutores, mobilizadores, presidentes de sindicatos e gestores do Senare que esse grupo possa tomar decisões mediante sugestões dadas. “Só conseguiremos cumprir nossa missão junto ao produtor, trabalhador rural e seus familiares se houver essa cooperação. Se conseguirmos isso o sucesso é garantido”, afirmou o superintendente Antônio do Carmo.

João Paulo Andrade Moscardini é mobilizador e instrutor. Ele diz que a proposta é inovadora e com certeza é mais um grande passo de crescimento: “o encontro, além de estreitar os laços, mostra que o trabalho precisa e deve ser de cooperação e comprometimento entre todos os parceiros envolvidos”. O último momento do encontro foi aberto para sugestões e troca de experiências entre os participantes.

Lavras foi a primeira regional no estado a promover o Encontro este ano. As próximas serão:
• Passos – 3 de março
• Viçosa – 9 de março
• Montes Claros – 15 de março
• Governador Valadares – 5 de abril
• Sete Lagoas – 14 de abril
• Juiz de Fora – 12 de maio
• Uberaba – 19 de maio
• Araçuaí – 2 de junho
• Patos de Minas – 7 de junho

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senar MG – Regional do Lavras (Lisa Fávaro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *