Lavouras de café conilon se recuperam na BA e produção deve crescer quase 80%

Imprimir
As lavouras de café conilon do sul da Bahia se recuperam da estiagem do ano passado. A produção nesta safra deve crescer quase 80%.

A safra de 2017 está sendo um alívio. O ano passado foi muito ruim e os produtores tiveram que buscar ajuda para continuar mantendo a lavoura. Os prejuízos foram com a pouca quantidade e qualidade do fruto e o preço menor na hora da venda.

Em 2016 foram colhidas 45,8 mil toneladas de café conilon na Bahia. Esse ano, a previsão é de colher 82,4 mil. O tempo tem ajudado. De janeiro a maio choveu 900 milímetros, 300 milímetros a mais que em todo o ano de 2016.

Não foi só por causa do tempo que a produção aumentou, mas também porque os agricultores estão investindo cada vez mais. A estimativa da cooperativa de cafeicultores é que a cada ano a área plantada na Bahia aumente cerca de 30%.

Uma fazenda da região é um exemplo. Começou com oito hectares de café, está hoje com 40 hectares e já tem mais cinco hectares prontos para receber novas mudas. O pessoal que antes apostava só no cacau, agora investe na diversificação. “Apesar de não ser uma cultura barata, é uma cultura que produz mais”, explica o gerente de fazenda, Lucas Almeida.

Fonte: Globo Rural (Por Camila Oliveira)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *