Lançamento da 9ª edição dos Cadernos da Universidade do Café

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Lançamento da 9ª edição dos Cadernos da Universidade do CaféPrograma internacional de produção e difusão de conhecimentos em café da illycaffè, a Università del Caffè atua no Brasil desde o ano 2000 realizando pesquisas, cursos, palestras e webinars. No dia 4 de abril, a Università del Caffè Brazil lançará a nona edição dos Cadernos da Universidade do Café, que reúne pesquisas realizadas pelas equipes do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios) e da Experimental Agrícola do Brasil, empresa sócia da illycaffè para análise, compra e exportação de cafés para a Itália.

A publicação traz cinco temas de interesse para o agronegócio café. O capítulo “Tecnologias disruptivas e o café” refere-se a inovações na agricultura, visto que uma das particularidades da illycaffè é a de ter sido sempre uma empresa inovadora em várias frentes. Este estudo dá continuidade ao tema da inovação, abordando como as novas tecnologias impactam os produtores de uma maneira diversa das tecnologias tradicionais.

O capítulo “illycaffè e Estratégias Flexíveis: Um Caso de Empresa Resiliente” traz um estudo de caso que faz uma análise em retrospectiva dos 28 anos (1991-2019) do lançamento do 1º Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso, apontando também novos desafios que despontam com força para colocar em reflexão os próximos passos da companhia no Brasil. Já o capítulo “Verticalização na cafeicultura” aborda o tema da torrefação de café com marcas próprias por alguns segmentos de produtores no Brasil, após pesquisa de campo com a finalidade de identificar se esta era uma tendência pontual ou generalizada na cafeicultura brasileira.

No capítulo “Mudança climática, agricultura e o café: Identificação dos Rumos da Pesquisa no Brasil”, foi dada continuidade e aprofundamento a estudo feito em 2017 que foca os impactos das mudanças climáticas para a agricultura e de forma especial para a cafeicultura. O sexto capítulo, “Influência da micobiota do café de algumas regiões brasileiras na bebida: estas regiões poderiam ser consideradas terroir?”, teve como objetivo correlacionar a qualidade sensorial da bebida com a micobiota dos grãos de café, bem como os fatores climáticos da região de origem, a fim de identificar potenciais regiões para a produção do café terroir.

O lançamento da publicação ocorrerá durante o Seminário anual da Università del Caffè Brazil, das 8h30 às 11h do dia 4 de abril, na Sala da Congregação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo. Para participar do seminário será preciso se inscrever pelo site www.universidadedocafe.com.

A Università del Caffè Brazil é resultante de parceria entre a illycaffè e o PENSA, Centro de Conhecimento em Agronegócios da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Sobre a illycaffè
A illycaffè (http://illy.com.br/) é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.

Fonte: ADS Comunicação Corporativa

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