Kátia Abreu apresenta propostas do setor rural a Dilma e Serra

Imprimir

A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, entregou na segunda-feira (03/05), o documento “O que esperamos do próximo Presidente” ao pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra; e à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A entrega ocorreu durante a abertura oficial da 76ª ExpoZebu, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). O documento reúne as propostas do setor rural que serão entregues a todos os candidatos ao Palácio do Planalto nas eleições de três de outubro.

A abertura oficial da Expozebu foi realizada pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, que chamou a presidente da CNA para realizar a entrega do documento com as propostas dos produtores rurais aos candidatos à Presidência. Na sequência, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Reinhold Sthephanes recebeu uma placa da ABCZ, em homenagem pelos relevantes serviços prestados à pecuária. Logo após, o presidente da ABCZ entregou as medalhas do Mérito ABCZ aos agraciados deste ano. Logo após discursaram o atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi; o governador de Minas Gerais Antonio Anastasia e o vice-presidente José Alencar. O direito de propriedade e a segurança jurídica no campo foram defendidos por todos.

O texto entregue a Serra e Dilma é resultado de uma série de discussões promovida pela CNA, Federações da Agricultura e Sindicatos Rurais em cinco edições regionais do seminário “O que esperamos do próximo presidente”. Houve debates em Salvador (BA), Palmas (TO), Goiânia (GO), Uberlândia (MG) e Curitiba (PR). O documento reuniu propostas de todas as regiões do País sobre os temas “alimento seguro”, “insegurança jurídica”, “logística”, “meio ambiente”, “política agrícola”, “processo tecnológico”, “qualificação profissional” e “responsabilidade social”.

Contra as invasões de terras

O vice-presidente José Alencar representou o presidente Lula na abertura oficial da Expozebu 2010 e em Uberaba assinou o abaixo-assinado a favor da implantação do “Plano Nacional de Combate às Invasões de Terras”. A criação desse plano foi proposta pela senadora Kátia Abreu, em documentação encaminhada ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, no início de abril. A presidente da CNA argumentou que o Brasil já contou com ações específicas para combater o tráfico de drogas, de animais silvestres e de seres humanos, e que é necessária também uma ação específica para defender o direito de propriedade e impedir as invasões de terras no campo. O vice-presidente José Alencar assinou o abaixo-assinado, dizendo ser favorável ao cumprimento das leis. A campanha ter como objetivo arrecadar 1 milhão de assinaturas de cidadãos de todo o Brasil em apoio à plano de combate às invasões.

A cerimônia de abertura da Expozebu 2010 foi concluída com apresentação da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que em 2011 levará para o Sambódromo do Rio de Janeiro o samba-enredo “Parábola do Grande Semeador”, uma homenagem à atividade agropecuária brasileira, em ação que tem o apoio da CNA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *