Juros baixos alavancam as vendas de tratores no Brasil

Imprimir

Muitos produtores rurais estão aproveitando os juros mais baixos e o prazo maior para investir na compra de máquinas agrícolas. A procura por tratores cresceu bastante no Paraná.

O agricultor Júlio Cesar Vosnieski, de Imbituva, interior do Paraná, cultiva 17 hectares e sempre sonhou em ter um trator novo para trabalhar. “Fui atrás, consegui. Estou muito feliz”, disse.

É tanta atenção com o equipamento que tem gente começando a ficar com ciúmes. “Parece que ama aquele trator”, revelou a dona Maria Vilma Antunes, esposa do seu Julio.

São pessoas como o Júlio, pequenos agricultores, que as concessionárias mais atendem. Este ano, a média de venda dos tratores de 50 a 99 cavalos ficou em 3,5 mil unidades por mês. Em 2009, esse número era de 2,5 mil unidades.

O que está acontecendo também em 2010 é o aumento nas vendas dos tratores de maior potência.

Há um mês, o agricultor Renato Zaica comprou um trator de 180 cavalos. No dia em que a equipe de reportagem esteve na propriedade, a chuva estava impedindo de colocar a máquina na lavoura. Ele pretende usar o trator e a plantadeira para terminar o plantio de feijão. “Se abrir o tempo, trator na lavoura. Temos que dar continuidade ao trabalho”, disse.

Foram as condições de pagamento que animaram o pessoal do campo a trocar as máquinas por novas. Durante a crise internacional, em 2008 e 2009, os bancos reduziram os empréstimos. Agora, com a economia estabilizada, os juros voltaram a ficar interessantes para o produtor.

“Hoje com uma taxa de 5,5% de juro. Esse juro teve no passado 12%. Depois foi caindo até chegar aos 5,5%”, explicou Luís Ubirajara Gomes da Silva, diretor da revenda de tratores.

Segundo as concessionárias, a alta nos preços agrícolas também está influenciando o aumento das vendas.

Fonte: Globo Rural

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *