Junho mais chuvoso pode ajudar algumas áreas de café e cana do Brasil, diz Somar

Imprimir
Um início de junho mais chuvoso em partes da metade sul do Centro-Sul do Brasil e mais precipitações previstas para esta região devem trazer alívio para áreas produtoras de café e cana, além de estancar perdas da segunda safra de milho, que já sofreu quebra expressiva.

A avaliação é de Celso Oliveira, meteorologista da Somar. “Para milho, as perdas não revertem, as chuvas para milho terão impacto pequeno. Para a cana-de-açúcar sim, pode ser que tenha melhora, pois já no início da semana passada choveu forte no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo”, afirmou.

Contudo, ele ponderou que outras áreas do Centro-Sul que estão sofrendo com a escassez hídrica severa devem seguir com problemas.

“Quando se caminha para a área mais crítica, noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, Goiás, mais ao noroeste de Mato Grosso do Sul, ali a situação não vai se reverter”, disse ele, comentando que as precipitações serão mais fracas.

Para Oliveira, a chuva de junho “é melhor que a de maio, mas não é abrangente para dizer que cobre todas as regiões”. “Resumindo, junho é melhor que maio, a gente está sentindo isso, está chovendo com mais frequência, mas um cuidado é que não está chovendo bem em todos os lugares, está ocorrendo mais do oeste de São Paulo para baixo”, comentou.

Fonte: Revista Globo Rural