Julgamento final do Café Qualidade Paraná 2013 será no Iapar, em Londrina

Imprimir

Acontece nesta terça-feira (22) e quarta-feira (23), no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), em Londrina, o julgamento final do Concurso Café Qualidade Paraná, edição 2013, realizado com o objetivo de promover a qualidade da bebida paranaense, fortalecer a cadeia produtiva no estado e premiar o esforço dos produtores. 

Chegaram a esta etapa 22 cafeicultores – seis da categoria café natural, 11 produtores de cereja descascado e cinco microlotes (de pequenos agricultores), provenientes das regiões de Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Maringá e Santo Antonio da Platina. Os vencedores serão anunciados no dia 31, em solenidade no Centro de Eventos de Cornélio Procópio.

Cereja descascado refere-se à forma de processamento pós-colheita em que a polpa do fruto maduro é retirada para diminuir o tempo de secagem, enquanto no método natural esse processo é feito com o grão inteiro (com a casca).

Os finalistas superaram mais de 200 concorrentes. O concurso começa com seletivas nos polos produtores do estado. Cada região pode inscrever até 10 lotes de cada categoria, mas seguem no concurso apenas os cafés mais bem pontuados, sendo obrigatório alcançar pelo menos 75 pontos na escala da Associação Americana de Cafés Especiais.

A banca julgadora da etapa final é formada por Geórgia Franco de Souza (Lucca Cafés Especiais, Curitiba-PR), Maria Brígida dos Santos Sholz (Iapar), Rogério Alves da Silva (Prefeitura de Ribeirão Claro-PR), Sérgio Rodrigues (degustador autônomo, Piraju-SP), Sidney Veiga Araújo (Café Iguaçu, Cornélio Procópio-PR), e, ainda, Nelson Menoli Sobrinho e Osvaldo Martins Rodrigues (ambos da Emater-PR).

Os cinco produtores mais bem colocados de cada categoria têm garantida a venda dos lotes ao preço pago pela BM&FBovespa acrescido de 25%, em aquisição feita pelo Governo do Estado com o apoio dos patrocinadores do certame – Banco do Brasil, BRDE, Cresol, Faep/Senar, Fetaep, Fiep, Ocepar, Sebrae e Sicredi.

Ainda como premiação, os três produtores mais bem classificados de cada categoria dividirão o valor de R$ 30 mil. Como estímulo adicional, o lote vencedor de cada modalidade será encaminhado para representar o Paraná no Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O CONCURSO – O Concurso Café Qualidade Paraná 2013 é uma promoção da Câmara Setorial de Café e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), por meio das vinculadas Iapar e Emater-PR, com apoio do município de Cornélio Procópio, Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, Consórcio Pesquisa Café, cooperativas, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no estado.

Serviço:
Julgamento Final do Concurso Café Qualidade Paraná 2013
Local: Centro de Pesquisa em Qualidade do Café, no Iapar, em Londrina (rodovia Celso Garcia Cid, km 375)
Data: 22 e 23 de outubro
Horário: 9h às 17h
Solenidade de Premiação e Encerramento do Concurso Café Qualidade Paraná 2013
Local: Centro de Eventos de Cornélio Procópio (Avenida Alberto Carazzai, 1640)
Data: 31 de outubro
Horário: 9h às 14h

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *