Juan Valdez, garoto propaganda do Café da Colômbia chega aos 50 anos

Imprimir

 

A simplicidade de um cafeicultor, chamado Juan Valdez, e a humildade de uma mula, que responde pelo nome de Conchita. Esses dois personagens se converteram em 1959 em uma das maiores marcas da Colômbia. Há 50 anos a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia) iniciou uma estratégia para diferenciar o café do país no exigente mercado dos Estados Unidos. Assim, foi criada a figura do mítico produtor cafeeiro, que é hoje um dos ícones publicitários mais reconhecidos no mundo.

Como motivação para a celebração, a Federacafe anunciou o lançamento do evento "Juan Valdez 50 anos, todo o caminho à frente", que incluirá uma exposição temática que percorrerá todas as cidades da Colômbia. Na mostra gráfica os colombianos encontrarão fotos inéditas da vida de Juan Valdez, vídeos publicitários, uma coleção de imagens do ícone em várias partes do mundo e rodeado de personalidades.

A Presidência da República do país também participa da celebração. O presidente colombiano Juan Manuel Santos, que se referiu a Juan Valdez como um próspero camponês, instalou o Comitê Nacional dos Cafeicultores, que também vai dar respaldo às comemorações.

A agência de publicidade Doyle Dan Bernbach foi a encarregada de criar a campanha de Juan Valdez, um personagem que representaria os centenas de milhares de cafeicultores do país. Em 1981, o produtor e sua mula passaram a viajar o mundo, como forma de promover o grão. Em 2002, o personagem emprestou seu nome para a rede internacional de cafeterias da Federacafe.

Fonte: Revista Cafeicultura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *