Ivinhema/MS pretende fazer concurso da qualidade do café

Imprimir

Prefeito Renato Câmara criou uma comissão para viabilizar o projeto.

Ivinhema é um dos mais tradicionais produtores de café do MS e se destaca na agricultura familiar. Dados da Agraer apontam que o município atualmente possui 5 milhões de pés de café em uma área de 1.350 hectares e aproximadamente 250 produtores participam dessa cultura. E com o objetivo de incentivar melhorias na qualidade desse produto, o prefeito Renato Câmara lançou um desafio aos cafeicultores locais que consiste na execução de um concurso da qualidade da bebida do café.

O prefeito se reuniu com os presidentes das associações de cafeicultores de Ivinhema na manhã desta quarta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e eles criaram uma comissão para estudarem a viabilização do projeto.

“Dentro do nosso grande projeto de incentivo à Agricultura Familiar, o café vem tomando impulso com as ações realizadas em parceira com o Sebrae, o Instituto Maytenus, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Agraer. Os produtores estão entusiasmados e eles estão se aperfeiçoando. Diante disso lançamos esse desafio”, destacou o prefeito.

Essa não é a primeira ação realizada pelo Município de Ivinhema que tem a finalidade de incentivar os cafeicultores. No segundo semestre de 2011 o prefeito e uma caravana de 20 agricultores ivinhemenses estiveram na região Sul de Minas Gerais, que é um dos maiores produtores de café do Brasil.

Já em 2010, uma outra caravana de agricultores ivinhemenses esteve em Patrocínio, também em Minas Gerais, no qual conheceram o Café Cerrado do Brasil. E em 2011, várias outras visitas foram feitas, entre elas, uma com artesãos da Agricultura Familiar no Estado do Paraná.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *