Iúna se prepara para o primeiro concurso de qualidade do café arábica da região

Imprimir

O município de Iúna, que fica na região do Caparaó em Minas Gerais, realiza na próxima quinta-feira (22) seu primeiro concurso de qualidade do café arábica. Estão concorrendo aos prêmios 57 participantes, que inscreveram 66 amostras nas categorias café cereja descascado ou despolpado e café natural.

As localidades de São João do Príncipe, de Rio Claro, de Fazenda Alegria e de Bonsucesso tiveram o maior número de inscritos. “Estamos muito felizes, principalmente com a qualidade das amostras. Tenho certeza que será muito difícil definir os ganhadores neste concurso”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, João Marcos Dalvi Gava.

Segundo o engenheiro agrônomo do Incaper, Matheus Fonseca de Souza, as amostras estão sendo catalogadas e encaminhadas para prova de instituições e provadores certificados. “Agora, vamos levar todas as amostras para fazer a prova às cegas, e depois vamos fazer a soma dos pontos e realizar a premiação. Por ser o primeiro ano do concurso e com essa seca, imaginávamos um número bem menor de inscritos. Estamos surpresos”.

Além da nota da prova, os participantes serão avaliados pela comissão do concurso no quesito sustentabilidade da propriedade.

Serão premiados os cinco primeiros lugares de cada categoria, com valores de R$ 1 mil a R$ 4 mil. A premiação será no dia 22 de outubro, às 16h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Fonte: Folha Vitória (Lenilce Pontini)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *