Irmãos investem na produção de café conilon em cápsulas no ES

Imprimir

Na região mais alta de São Domingos do Norte, na região Noroeste do Espírito Santo, fica a fazenda da família Venturim, com mais de 310 mil pés de café conilon. Lá, os irmãos Isac e Lucas investem na produção e comercialização do produto em cápsulas, para uso em máquinas de expresso.

De acordo com o produtor rural Isac Venturim, a produção deste ano chegou a 2.600 sacas. Ele disse, ainda, que diferente de outros produtores que colhem o café na lavoura e vendem para o dono do armazém, ele e o irmão decidiram inovar e criar a própria empresa. Mas, para isso tiveram que investir em qualidade.

“A qualidade vem desde a programação do plantio, com preparo de solo, definição de irrigação e da genética, que é muito importante”, disse.

Da mesma forma, a preocupação com a qualidade continua na colheita e o grão só é retirado do pé quando está bem maduro.

“A gente sempre consegue atingir uma maturidade de 80%. Ou seja, 15% oscila em mais verde e 5% em boia, que é o café seco que passou do ponto de colheita”, ressaltou.

Café da família é vendido em três maneiras e a mais recente é na versão em cápsula para máquinas (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O verde e o maduro são separados em uma máquina conhecida como dispolpador. Diferente da produção convencional, o café na fazenda passa primeiro pelo secador e depois é descascado.

Com esse cuidado, eles conseguem um café tipo 4 e 5 de melhor qualidade. Mas, por ser um grão especial, as amostras são enviadas para um classificador graduado, que dá a nota do produto.

“Esta colheita até agora já atingiu notas bem altas de café especial. Alguns que nós já provamos atingiu notas entre 75 a 83”, destacou o produtor rural Lucas Venturim.

Além disso, Lucas contou que eles produzem seis sacas de 60 kg por mês de café especial e vendem três tipos de produto: o café em grão, café em grão já moído e a cápsula para cafeitera. Esta última é algo mais recente no mercado e que tem tido bastante aceitação, segundo os irmãos.

Todos os produtos são 100% conilon e os irmãos já estudam fazer todo o processo na própria fazenda. “É uma alternativa que temos, para comercializar com um preço mais justo com a qualidade que é oferecida”, concluiu.

Café em cápsula depois de ser preparado em máquina de expresso (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Fonte: G1 ES e TV Gazeta ES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *