Inverno começa às 14h16 de terça-feira com mais frio

Imprimir

O inverno começa oficialmente na terça-feira (21), às 14h16, e as temperaturas mínimas previstas para Belo Horizonte no mês de julho – considerado o período mais crítico da estação – devem ficar cerca de 2 graus abaixo da média, em relação ao ano passado. Em julho, os termômetros devem registrar mínima de 13,1 graus e máxima de 24,6. Em 2010, as temperaturas registradas no mesmo período foram de 15,1 graus (mínima) e 25,6 graus (máxima).

Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia MGTempo/PUC Minas, Adelmo Correia, a temperatura mínima prevista para a capital amanhã é de 14 graus e a máxima, de 25 graus. “Não teremos um inverno rigoroso. As temperaturas na capital devem ficar dentro da média do mês de junho, quando os termômetros oscilaram entre 13 e 25 graus”, disse.

Adelmo diz que a umidade relativa do ar durante a estação deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “No sábado, a umidade relativa do ar registrada foi de 36%, mas no inverno ela pode descer até 20%” .

O clima seco durante o inverno favorece a incidência de doenças respiratórias, que atacam adultos e, principalmente, crianças. Gripe, rinite, sinusite, amidalite, otite e pneumonia são as doenças mais frequentes da estação, provocadas por vírus e bactérias.

“No inverno, o metabolismo aumenta, já que é necessário manter a temperatura interna do corpo em 37°C. Assim, a imunidade diminui e a chance de adquirir uma doença é maior”, explica o cardiologista Carlos Antônio Pereira. Durante o inverno, ele orienta as pessoas a evitarem ambientes fechados, beber bastante água, manter uma boa dieta, além de umidificar os ambientes com o uso de vaporizadores.

Fonte: Jornal Hoje Em Dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *