Introvertidos podem ficar ainda mais inibidos após um cafézinho

Imprimir

Depois de algumas xícaras de café, extrovertidos conseguem realizar suas tarefas mais eficientemente, enquanto os introvertidos pioram seu rendimento”, afirma o escritor da obra "Me, Myself, and Us: The Science of Personality and the Art of Well-Being", Brian Little. No novo livro, ele conta como as pessoas introvertidas devem evitar café antes de momentos importantes

Segundo o psicólogo, isso se deve a ideia de que introvertidos e extrovertidos possuem níveis diferentes de estimulação do neocórtex, no cérebro. “Em outras palavras, isso significa o quão alerta você está em seu ambiente”. De acordo com essa teoria, os mais reclusos costumam possuir níveis ótimos e os extrovertidos mais baixos.

Para o autor, o problema do café está no fato de ele ser um estimulante natural. Ou seja, após sua ingestão ele pode elevar os níveis de atenção dos introvertidos demasiadamente. Assim como outros alimentos que possuem tal fator, o café acaba por atrapalhar – por excesso – aqueles que já estavam preparados. O contrário ocorre com os extrovertidos, que se aproveitam muito da cafeína.

E para concluir, Little também conta aos introvertidos qual o momento ideal para aquele cafezinho: “Tente não tomar antes de grandes reuniões ou momentos muito importantes. A melhor coisa a se fazer é tomar uma xícara no fim da tarde”.

Fonte: Galileu via Science of Us

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *