Instrutores de cursos do Senar recebem treinamento da SCA

Imprimir
Instrutores de cursos do Senar Minas, na área de Cafeicultura, passaram por um treinamento de habilidades sensoriais da SCA, na última semana, na sede da Café dos Reis, no município de Coimbra. O objetivo foi ampliar o conhecimento das técnicas de degustação de cafés. Participaram os instrutores Carlindo Rosa Loures, Elício Aparecido de Oliveira, Marcos Reis e Rafael Gustavo Morais de Oliveira.

“Nós nos aprofundamos nas técnicas de degustação, aromas, na parte do ‘Le Nez’ e entendemos como a estatística pode nos ajudar na degustação. A base teórica foi bastante forte. Com esse treinamento, temos mais base para classificar e degustar os cafés e, além disso, treinar novos alunos e os colocar no mercado”, destacou Marcos Reis.

O treinamento é dividido em três etapas. De quarta a sexta-feira, os profissionais concluíram os módulos básico e intermediário. O avançado está previsto para outubro. Concluídas todas as fases, eles receberão a certificação de instrutores da SCA no Brasil.

Carlindo explica que o curso possibilitou o aprofundamento na parte sensorial. “Provar café vai além de provar, é apreciar algumas fragrâncias e aromas. Isso ficou muito claro para a gente. Com o treinamento, poderemos nos voltar para ver tudo o que há de bom e precioso no café. O café está nos convidando para isto: descobri-lo. E eu quero aprender todo dia”, afirmou.

O momento, de muito aprendizado e troca de experiências, foi conduzido pela treinadora Josiana Bernardes. “Triangulação, gostos, aromas e a percepção sensorial foram trabalhados para entender o café e seu potencial”, contou.

O Senar Minas, por meio da gerente regional em Viçosa, Silvana Novais, participou da organização do curso.

Por Nathalie Guimarães

Assessora de Comunicação – Regional Viçosa

Tel: 55 31 3891.3138 • Cel: 55 31 98626.2402 imprensa.vic@senarminas.org.brwww.sistemafaemg.org.br Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *