Inscrições para Concurso do Café em Cacoal, RO, seguem abertas até 9 agosto

Imprimir
cacoal1 Inscrições podem ser feitas em escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). — Foto: Magda Oliveira/G1

As inscrições para a 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé) seguem abertas em Rondônia. Podem participar cafeicultores de todo o estado. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de agosto em escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do estado.

A premiação total do concurso será de R$ 40 mil e acontecerá em outubro em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Na cidade, mais de 30 produtores já se inscreveram segundo dados da Emater.

De acordo com o extensionista da Emater Wesley Gama, o produtor precisa levar as amostras do grão até o escritório do órgão para se inscrever no concurso.

cacoal Produtor precisa levar as amostras do grão até o escritório do órgão para se inscrever no concurso. — Foto: Magda Oliveira/G1

“Cacoal já está fazendo as inscrições e, como nos anos anteriores, percebemos que o município terá o maior número de amostras. A apresentação desses grãos é fundamental, pois é a prova do produto cultivada na propriedade rural. Não é necessário participar com toda a produção. Basta escolher um pequeno lote de seis sacas de café e dessas seis sacas ele vai retirar três quilos para fazermos a avaliação física”, explicou Gama.

Para eleger os melhores cafés do estado, os grãos inscritos passarão por análises físicas e sensoriais.

“A analise física vai avaliar o tipo do grão e tamanho. Depois, ele passará por uma análise sensorial, onde uma equipe profissional vai tomar esse café, fazer todo o trabalho de identificação do paladar e os atributos que esse café vai trazer”, detalhou Wesley.

cacoal2 Três melhores colocados no concurso serão premiados em dinheiro. — Foto: Magda Oliveira/G1

Os três melhores colocados no concurso serão premiados em dinheiro. As inscrições encerram no dia 9 de agosto. A análise física será realizada do dia 19 a 31 de agosto, em Porto Velho.

Já a análise sensorial será de 2 a 13 de setembro em Cacoal. O resultado final do concurso será no mês de outubro, também em Cacoal. Em 2018, Cacoal ficou com o primeiro lugar no concurso.

Por Magda Oliveira, G1 Cacoal e Zona da Mata
G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *