Inscrições para concurso de qualidade dos cafés estão abertas

Imprimir

Os cafeicultores interessados em participar do 12º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais já podem fazer a sua inscrição. Os escritórios da Emater-MG começaram a receber, neste mês, as amostras de café dos produtores das quatro regiões cafeeiras do estado: Cerrado, Chapadas de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.

Os produtores podem concorrer com o café tipo arábica nas categorias Café Natural e Café Cereja Descascado. Ao fazer a inscrição, o agricultor deve entregar as amostras do café e apresentar a documentação exigida: ficha de inscrição, além do termo de conhecimento e concordância com o regulamento do concurso. A participação é isenta de taxas ou qualquer ônus para os participantes. A entrega das amostras nos escritórios da Emater-MG deve ser feita até o dia oito de setembro. 

“As maiores contribuições do concurso para a cafeicultura são motivação, educação e tecnologia. O concurso é um meio de mostrar que em qualquer local de Minas Gerais é possível produzir cafés com qualidade e características diferentes para agradar a todos os paladares”, diz o gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri Júnior.

O retorno para o produtor das análises das amostras gera oportunidade para conhecer, analisar e planejar um próximo ciclo da cultura, corrigindo os rumos e adotando tecnologias para obter resultados positivos para a melhoria constante da qualidade e da produção”, acrescenta Júnior.

Em 2014, o concurso contou com a participação 1.025 amostras de café. Os vencedores das duas categorias foram da Zona da Mata. O produtor Greciano Lacerda Mourado, do município de Espera Feliz, ganhou na categoria Cereja Descascado. Já na categoria Café Natural, o campeão foi Roberto Carlos de Miranda, de Araponga.

Fonte: Clic Folha (Folha da Manhã)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *