InovaCafé recebe visita de pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo

Imprimir

A Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de uma comitiva do Instituto Federal do Espírito Santo do câmpus Venda Nova do Imigrante (ES). Conduzidos pela professora titular da UFLA, coordenadora do Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé) e responsável pelo Polo de Tecnologia em Qualidade do Café, Rosemary Gualberto, a equipe conheceu a estrutura da agência e projetos que vem sendo desenvolvidos na área de pós-colheita e qualidade do café.

“O projeto de criação dos institutos federais requer que o câmpus atenda o arranjo produtivo local, e o arranjo do município de Venda Nova do Imigrante e região está ligado a agroindústria e administração”, explica o diretor do câmpus, Aloísio Carnielli. O direto disse ainda que o professor Lucas Louzada, veio com o perfil de atuação nessa área e propôs um desempenho nesse segmento. “Uma coisa nós aprendemos, não vamos criar a roda porque ela já foi desenvolvida, então estamos aqui para conhecer o que já vem sendo feito com o objetivo de aproximar as instituições para que possamos trocar informações, onde futuramente os nossos professores e alunos possam estar fazendo intercâmbio, agregando experiência para que possamos melhorar o trabalho dos produtores da região que atuam com a agricultura familiar”.

Atuando na área de café há mais de dez anos, o professor e Q-grader (classificador de café qualificado pelo Coffee Quality Institute – CQI), Lucas Louzada Pereira, informa que o câmpus de Venda Nova já possui uma pequena unidade de análise sensorial e laboratório de processamento, “o nosso projeto está alinhado com a estratégia de indicação geográfica dos cafés das montanhas do Espírito Santo. Como nós temos a intenção de expandir a rede do nosso instituto com a criação de um polo de excelência, estamos aqui hoje para conhecer o arranjo institucional e as possibilidades de parcerias para desenvolvimento de pesquisas”.

“O professor Lucas Louzada vem desenvolvendo em nosso câmpus, há cerca de um ano e oito meses, trabalhos sobre a qualidade do café e pós-colheita, e ele apresentou a ideia de fazermos uma visita a UFLA para conhecermos o que já vem sendo desenvolvido no país ligado a área. Nosso Instituto foi inaugurado em 2010, a nossa atuação é recente, e queremos dar continuidade ao nosso trabalho da melhor forma possível, por isso precisamos conhecer o que já vem sendo feito com qualidade”, explica a Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFES, Adriane Moreira.

Estreitar relacionamento com outras instituições e ampliar a atuação de estudantes e professores na área de café é algo que irá contribuir e gerar resultados cada vez melhores para a cafeicultura em todo o país, afirma Rosemary.

Fonte: Assessoria de Comunicação da InovaCafé (Vanessa Trevisan)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *