Inmet alerta para queda nas temperaturas em cidades do Sul de Minas

Imprimir
O frio que já vem dando as caras na região deve ganhar força esta semana do sul de Minas. Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê queda de até 5ºC nas temperaturas em algumas cidades nos próximos dias.

Segundo o Inmet, uma frente fria se aproxima da região, o que deve deixar as temperaturas bem mais geladas. A queda na marcação dos termômetros vai atingir 66 municípios do Sul de Minas e, em alguns, a temperatura pode ficar abaixo de zero. Há previsão de geada em algumas cidades.

Em Lambari, quem sai de casa bem cedinho já percebe que as manhãs estão bem geladas. A manicure Elaine Fernandes sai sempre preparada.

“Muita blusa, muito agasalho, touca, luva, todo equipamento de frio. A máscara que esquenta um pouquinho o nariz, isso é o que salva um pouco a gente, porque pra sair cedo de casa tem que estar preparado,” disse.

Já para artesão José Sidney da Silva, os dias frios de verdade ainda nem começaram. “Pode esfriar mais, já teve época com uma neblina forte que não enxergava nada, nem o caminho da gente pra passar de bicicleta. Então, esse ano tá mais tranquilo, vamos ver se vai piorar,” apontou.

Mas ele não sai de casa desprevenido não. “Como ando de bicicleta e já estou com uma idade mais avançada, quero evitar problemas futuros, então me agasalho o que eu posso. Luva, duas blusas, colete, gorro, e não importa, tem dias que boto até duas calças se for preciso, melhor prevenir”, comentou.

Frio nas lavouras

Se o frio afeta a vida das pessoas que precisam tirar os cobertores, agasalhos e toucas do armário, as baixas temperaturas também interferem nas lavouras. Por isso, é fundamental estar sempre atento às previsões do tempo e às mudanças de temperatura.

Em Varginha, a fazenda experimental da Fundação Procafé possui uma estação meteorológica que ajuda produtores nesse período. Segundo o Engenheiro Agrônomo Lucas Bartelega da Procafé, a estação faz um levantamento climático das principais regiões produtoras no sul de Minas, Triangulo Mineiro e Alta Mogiana.

“A gente levanta os dados de temperatura principalmente, armazenamento de água no solo, bem como evolução de pragas e doenças e o desenvolvimento vegetativo da lavoura para o período”.

Ainda segundo o engenheiro, o frio afeta diretamente a agricultura. “O frio afeta diretamente a lavoura, agora se aproximando de temperaturas na casa dos 5 a 7 graus a gente começa a ver uma leve queima dos tecidos da planta, em lugares, com temperaturas aproximando de zero graus, pode haver uma queima mais severa das plantas,” afirmou.

Além disso, através da estação é possível também alertar os produtores para que tomem os devidos cuidados com suas produções.

“Com a estação aqui a gente consegue enviar alertas ao produtor do melhor manejo cultural para prevenir o prejuízo com o frio, para aqueles produtores que tem o uso da irrigação a gente mostra o melhor momento, [mostra] como está o armazenamento de água no solo,” explicou.

Fonte: G1 Sul de Minas