Indústria de café cremoso do Espírito Santo tem ajuda da CNI para exportar

Imprimir

Da PEGN TV

Em Vitória, no Espírito Santo, fica uma indústria de café cremoso. Para se firmar no mercado, a fábrica participou do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo, da CNI.  Lá, empresários de um mesmo setor trocam figurinhas para melhorar a competitividade.

Paixão nacional, o café tem versões para todo mundo. Mesmo assim, tem gente que ainda inova. Foi de um erro que nasceu o café cremoso. Cristina começou a vender a mistura de café, canela e açúcar para ajudar no orçamento doméstico e logo teve que se profissionalizar.
O café tem esse poder de reunir pessoas em torno de uma mesa para uma boa conversa. Só que essa troca de experiências é tão ou mais importante no mundo dos negócios. A empresária Cristina Pascoli Tongo percebeu isso quando entrou para o sindicato do setor. “Quando eu entrei, eu tive acesso a relacionamento, conhecimento, passei a enxergar o mundo maior e quando o micro e pequeno empresário entender que junto ele é mais forte, a gente ganha o mundo”.

A união acontece quando indústrias concorrentes viram parceiras. O programa de desenvolvimento associativo foi criado em 2007 e, no ano passado, beneficiou mais de 25 mil empresários e gestores. Para este ano, a estimativa é organizar 311 ações, com mais de 6 mil vagas. “Hoje o empresário para fazer empresa crescer tem que estudar. E estudar não é só fazer faculdade. É estudar o negócio dele, como vai aplicar e fazer o negócio dele crescer dentro do setor dele, e eu tive esse acesso dentro da associação”, diz Cristina.

Foi no programa que a empresária aprendeu a organizar a produção, dividir tarefas e melhorar a receita. “A participação nesse programa fez com que a gente estabilizasse esse produto.  A equipe de engenharia de alimento trabalhou comigo em exames laboratoriais, e na nova formulação do produto”.

Cristina começou a vender para padarias e confeitarias e logo surgiu um novo desafio: espalhar seu produto pelo Brasil. A saída, mais uma vez, foi a união entre os pequenos. O programa de desenvolvimento associativo criou para Cristina um modelo de franquia de distribuição.

Hoje a fábrica produz 26 mil potes de café creme por dia, exporta para seis países e tem 46 franquias de revenda espalhadas pelo Brasil. O modelo foi formatado pelo programa da CNI e Cristina espera faturar R$ 2 milhões este ano.

Empresas interessadas nos serviços devem procurar o sindicato de representação do setor ou a Federação de Indústrias de seu estado.

CAFÉ CARAMELLO
Rua Belo Horizonte, 156 – Alterosas
Serra/ES – CEP: 29167-033
Telefone: (27) 3066-2020
Site: www.cafecaramelllo.com.br
Email: experimente@cafecaramello.com.br

PADARIA BRASILEIRA
Rua Augusta, 1592 – Consolação
São Paulo/SP – CEP: 01304-001
Telefone: (11) 3283-7272
Email: augusta@padariabrasileira.com.br
Site: www.padariabrasileira.com.br

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *