Indonésia deve ceder à Colômbia terceiro lugar no ranking de produtores

Imprimir

A Indonésia deverá devolver à Colômbia o terceiro lugar no ranking de produtores de café, graças ao impacto na segunda estação das fortes chuvas que já custaram 1,1 milhão de sacas na produção na estação passada.

A Indonésia, que passou à frente da Colômbia pela primeira vez em 2008-09 no ranking, ficando atrás do Brasil e do Vietnã entre os países produtores de café, sofrerá com mais uma queda na produção na recém iniciada safra de 2011-12 para 7,9 milhões de sacas, disse o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Esse declínio de 15% irá quase certamente deixar a Indonésia em quarto lugar, com a produção na Colômbia, que sofreu seus próprios problemas pelo clima úmido, devendo ser de 9 milhões de sacas. A colheita da Indonésia poderá cair mais ainda se a estação seca, cuja insuficiência em 2010 afetou severamente a floração, ocorrer de novo.

"Se as condições climáticas durante maio a setembro permanecerem desfavoráveis, a colheita de café e o subsequente processo de secagem poderão resultar em mais perdas", disse o USDA.

Mesmo com uma colheita de 7,9 milhões de sacas, o país verá suas exportações caírem 20%, para o menor nível dos últimos sete anos, de 5,9 milhões de sacas, com os indonésios consumindo mais café. O consumo doméstico está aumentando a uma taxa de 3,5%, com o café moído especialmente popular.

Fonte:Equipe CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *