Indicador de preço do café arábica sobe 9,77% em agosto, diz Cepea

Imprimir

No dia 31 de agosto, o indicador fechou a R$ 445,05 a saca, avanço de 2,25% em relação a 31 de julho. O dólar teve média de R$ 3,513 no mês passado, avanço de 8,95% ante julho. A boa alta de preços favoreceu a venda de alguns lotes do produto, informam os pesquisadores do Cepea, em boletim mensal.

Segundo o Cepea, a volta das chuvas nas áreas produtivas brasileiras, a forte valorização do dólar em relação ao real e especulações quanto à qualidade da safra nacional 2015/16 (grãos miúdos) ditaram o ritmo do mercado no mês passado. 

O encerramento da colheita está previsto para setembro na maioria das praças, mas está um pouco atrasado em relação aos anos anteriores e a qualidade dos grãos ainda preocupa. Além dos grãos miúdos, que reduzem a produtividade em sacas, as chuvas em junho prejudicaram a bebida de parte dos lotes, diz o Cepea.

Para próxima temporada, o clima foi mais favorável, pois choveu em todas as praças de arábica acompanhadas pelo Cepea na última semana de agosto, o que pode favorecer novas floradas.

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *