Índia: produção de café em 2012/13 deve aumentar 3,6%, diz governo

Imprimir

A produção de café da Índia deve subir 3,6% em 2012/13, especialmente devido a expectativas de aumento da colheita no estado de Karnataka, principal produtor do país, disse o Conselho do Café do país nesta sexta-feira.

A Índia é o terceiro maior produtor de café da Ásia e deve colher 325.300 toneladas no ano-safra que começa em 1º de outubro, uma alta ante as 314 mil toneladas deste ano, segundo nota do conselho. As exportações também devem subir, pois o país embarca cerca de 70% de sua produção. Metade dos embarques é importada por países europeus.

Anteriormente, executivos do setor haviam dito que havia estimativa de queda da produção no próximo ano devido ao atraso das chuvas na época da florada, chamadas de chuvas pré-monções. Mas o conselho disse que a produção em Karnataka deve subir para 234.860 toneladas, ante 221 mil toneladas neste ano. Porém, no estado de Kerala, segundo maior produtor, a previsão é de queda de 4,6%, para 65 mil toneladas, disse o governo. As informações são da Dow Jones.

 

Por Paula Moura

Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *