Índia eleva em 9,5% exportação de café

Imprimir

As exportações de café da Índia em janeiro e fevereiro subiram 9,5% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, para 56.524 toneladas, encorajados pela alta dos preços do grão robusta e por ofertas maiores da nova safra, de acordo com o Conselho de Café.

Os embarques da variedade robusta cresceram cerca de 33% nos dois primeiros meses deste ano, para 28.001 toneladas, mas os do tipo arábica recuaram 23% no período, para 12.799 toneladas, acrescentou o órgão estatal nesta quinta-feira.

"Normalmente, durante este período, os embarques de arábica são maiores. Mas neste ano, houve um salto de quase 10% no valor do grão robusta em fevereiro, então os cafeicultores viram uma oportunidade para exportar mais robusta para aproveitar os preços melhores", diz Ramesh Rajah, presidente da Associação dos Exportadores de Café da Índia.

O café robusta se valorizou graças aos agricultores vietnamitas, que seguraram as ofertas à espera de preços mais altos. O Vietnã é o maior produtor mundial desta variedade. Ontem, o contrato março da commodity terminou cotado a US$ 2.009 por tonelada na Bolsa de Londres (Euronext Liffe), ante US$ 1.836 por tonelada um mês atrás. No mesmo período, os preços do arábica em Nova York caíram de 215,05 cents para 206,15 cents por libra-peso. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Agência Estado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *