Incerteza na Europa faz Bovespa cair; dólar atinge R$ 1,79

Imprimir

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa, operava em queda de 0,52%, aos 56.911 pontos, perto das 15h30 desta segunda-feira (19). O mercado brasileiro acompanha o movimento internacional, com a renovação das preocupações com a dívida grega e a situação econômica da Europa.

O dólar segue tendência oposta e sobe nesta segunda. Às 15h33, o dólar comercial era vendido a R$ 1,785, com valorização de 3,05%.

As expectativas do mercado pioraram depois que o primeiro-ministro do país, George Papandreou, cancelou uma visita aos Estados Unidos para ficar na Grécia e chefiar uma reunião de gabinete. Outro fator para a piora do humor foi a derrota da chanceler alemã, Angela Merkel, em uma eleição regional.

O Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD, na sigla em alemão) derrotou os conservadores de Angela Merkel em uma eleição regional em Berlim, neste domingo. Foi a sexta derrota neste ano da chanceler, pouco antes da importante votação da zona do euro no Parlamento, que ocorre em duas semanas.

Na Europa, as principais bolsas operam em queda no mesmo horário. Em Londres, o índice FTSE 100 registrava queda de 2,24%.

Na bolsa de Frankfurt, o índice Dax caía 3,29%. Em Paris, a baixa do CAC 40 era de 3,27% e, em o IBEX 35, de Madrid, tinha queda de 2,22%. Na Itália, o índice da bolsa de Milão, FTSE MIB, registrava queda de 3,34%.

Reunião

Uma reunião entre ministros gregos, membros da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) está marcada para esta segunda-feira. O encontro foi adiado quatro horas e será feito às 19h da Grécia (12h no horário de Brasília).

Bob Traa, representante do FMI em Atenas, afirmou hoje que “há muita boa vontade para dar a Grécia mais tempo”.

Segundo Traa, as autoridades gregas terão que adotar novas medidas para “reduzir o déficit fiscal”. As afirmação foi feita ao lado do ministro das Finanças grego, Evandelos Venizelos e o representante do FMI também alertou sobre “impostos cada vez mais altos” no país.

Ásia

Na Ásia, os principais índices fecharam em queda. Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 2,76%, para 18.917,95 pontos. O S&P/ASX 200, da Austrália, declinou 1,64%, ficando em 4.081,50 pontos. Em Seul, o Kospi terminou aos 1.820,94 pontos, com recuo de 1,04%. O Shanghai Composite, de Xangai, diminuiu 1,79%, ficando em 2.437,79 pontos. A praça de Tóquio não operou devido a feriado.

Fonte: G1 com informações de agências

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *