Incaper realiza encontro de produtores de café em Governador Lindenberg

Imprimir

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cafeicultura em Governador Lidenberg, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), junto com a prefeitura local, realiza nesta sexta-feira (13), no Ginásio de Esportes, a partir das 8h30, o 7º Encontro de Produtores de Café de Governador Lindenberg.

Participam do evento aproximadamente 400 pessoas, incluindo técnicos e cafeicultores da região. Também estarão presentes o governador, Paulo Hartung, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Na oportunidade, haverá palestras técnicas sobre temas centrais para a sustentabilidade do setor cafeeiro e os principais desafios que os produtores enfrentam no município, tais como as exigências atuais do mercado. O objetivo é promover a qualidade e a produtividade da cafeicultura na região, aliado à redução de custos e ao aumento da rentabilidade dos produtores.

De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, Governador Lindenberg vem se desenvolvendo e está se tornando uma referência no cultivo de café Conilon no Espírito Santo. “O nosso objetivo é transmitir aos agricultores técnicas mais modernas de cultivo, com o objetivo de aprimorar a atividade na região e promover a melhoria da qualidade de vida dos produtores”, afirma.

Critérios

Serão abordados temas como a conservação de estradas, por meio da construção de caixas secas, e técnicas adequadas de irrigação. Segundo o extensionista do Incaper de Governador Lindemberg, Jair Toso, a irrigação está presente em torno de 98% das propriedades que produzem cafeeira do município. Entretanto, caso não sejam utilizados os critérios técnicos corretamente, a prática pode gerar desperdício de água e energia, fazendo com que o custo da produção de café aumente.

Outros pontos a serem abordados são as técnicas de controle alternativo de pragas e doenças e as formas corretas de colheita e pós-colheita, visando à melhoria da qualidade do café e ao aumento do peso do produto. Além disso, as linhas de crédito e o panorama mercadológico atual para o café também estão dentro da programação.

“O município conta hoje com uma produção em torno de 300 mil sacas anuais, com produtividade média de 30 sacas por hectare. O cultivo de café em Governador Lindenberg envolve cerca de 1.300 produtores, sendo maioria absoluta agricultores familiares”, afirma Toso.

Para aqueles que desejam participar do 7º Encontro de Produtores de Café de Governador Lindenberg, as inscrições são gratuitas e acontecem a partir das 8h30, no local do evento.

Programação do Encontro:

08h30 – Chegada e inscrição dos participantes e café da manhã

09h – Abertura Solene
Presidente do CETCAF – Dário Martinelli
Presidente do Incaper – Evair Vieira de Melo
Superintendente da OCB/ES-SESCOOP/ES – Carlos André Santos de Oliveira
Presidente do SICOOB – Bento Venturim
Secretário Municipal de Agricultura – Eduardo Gava Salvador
Secretário de Estado da Agricultura – Enio Bergoli
Prefeito de Governador Lindenberg – Asterval Antônio Altoé
Governador do Estado do Espírito Santo – Paula Hartung

10 horas – Adequação de estradas rurais para conservação de água – Caixas secas
Aliamar Comércio – Incaper
Moderador: Pedro Carvalho – Seag

10h45 – Irrigação em Café Conilon
João Luiz Perini – Incaper
Moderador: Dário Martinelli – CETCAF

11h30 – Intervalo para almoço

12h30 – Manejo Integrado de pragas e doenças
Laércio Zambolim – Fitopatologia/UFV-MG
Moderador: Alcebíades Faé Covre – Eng. Agrônomo da Prefeitura Municipal

13h15 – Colheita, pós-colheita e qualidade de café
Jair Antônio Toso – Incaper
Moderador: Marcos Moulin Teixeira – Incaper/CETCAF

14 horas – Mercado de café
Fábio Coser – Presidente do CCCV
Moderador: Frederico de Almeida Daher – CETCAF

14h30 – Linhas de crédito para cafeicultura
Cezar Rios – BANDES

15 horas – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *