Incaper realiza dia de campo com oficina de drones em Mantenópolis (ES)

Imprimir
Mais de 70 cafeicultores de Mantenópolis e região participaram do Dia de Campo sobre Tecnologias para a Produção de Café Arábica. O evento foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a prefeitura municipal. O dia de campo foi realizado no Sítio do Juninho do Américo, no distrito de Santa Luzia, em Mantenópolis.

O servidor do Incaper em Mantenópolis, Rodrigo Fernandes de Oliveira, foi um dos responsáveis pela mobilização dos participantes. “Eles puderam desfrutar das novas tecnologias para lavoura do café adaptadas à mais tradicional cultura do município”, disse.

O coordenador técnico de cafeicultura, pesquisador do Incaper, Abrãao Carlos Verdin Filho, e o extensionista, Paulo Sergio Volpi, falaram sobre a Poda Programada de Ciclo do Café Arábica (PPCA). “A PPCA proporciona maior longevidade da plantação com manutenção do seu potencial produtivo”, disse Verdin.

Em outra estação, ministrada pelo engenheiro agrônomo da empresa Syngental, Rogério Colombi de Freitas Júnior, os participantes receberam informações sobre controle fitossanitário para manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro. Depois de se revezarem entre as duas estações, os participantes se reuniram para participar da oficina para a utilização de Aeronaves Não Tripuláveis (ANT), popularmente conhecidas como drones.

A oficina de drones foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Campus São Mateus, Edney Leandro da Vitória. A palestra e as demonstrações práticas de pulverização e fotos aéreas também contaram com a participação dos mestrandos Ronaldo Furtado de Oiveira e Filipe de Moraes.

“Foi apenas uma simulação com água, mas o drone pode ser utilizado para espalhar adubo foliar sobre as plantas, por exemplo. Mas é importante destacar que as tecnologias ainda estão sendo desenvolvidas e a regulamentação do uso do drone está em discussão”, destacou Verdin.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *