“Incaper em Revista” aborda as tendências e as novas tecnologias na agropecuária

Imprimir
Tendências e novas tecnologias na agropecuária. Este é o tema na última edição da publicação “Incaper em Revista”. O periódico é publicado anualmente pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e chegou à sua nona edição.

“Nesta edição, o tema central é representado por oito artigos científicos, redigidos pelos autores do Incaper e instituições externas, voltados para as seguintes áreas: agroecologia, agrometeorologia, aquicultura, bovinocultura, biotecnologia, fertilidade do solo, manejo fitossanitário e mecanização do café”, disse a presidente do Comitê Editorial do “Incaper em Revista”, Liliam Maria Ventorim Ferrão.

A publicação traz ainda uma reportagem sobre as duas últimas tecnologias lançadas pelo Incaper para a cafeicultura de Conilon, e outra sobre as ações para o desenvolvimento da bovinocultura no Espírito Santo. Além disso, uma entrevista com a pesquisadora Rosangela Zoccal, da Embrapa Gado de Leite, aborda a educação a distância, tratando a oferta de cursos via internet.

“O conteúdo da revista é moderno, e reúne o conhecimento produzido pelo Incaper em parceria com diversas instituições para o desenvolvimento da agropecuária do Espírito Santo. É uma publicação extremamente importante, que possui certificação Qualis_Capes e deve ser mantida”, destacou o diretor-técnico do Incaper e presidente do Conselho Editorial do Instituto, Gilson Tófano.

O “Incaper em Revista” foi classificado no sistema de periódicos Qualis-Capes como B5 nas áreas de Ciências Agrárias I e C para Biotecnologia e Serviço Social. Segundo informações extraídas da página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual, que afere a qualidade dos artigos de periódicos científicos. “A próxima edição já está sendo preparada. O tema será voltado para a sustentabilidade, e os 11 temas dos artigos científicos já foram aprovados”, acrescentou Tófano.

“O horizonte tecnológico apresentado pelo Incaper contribuiu para alavancar a produção e a produtividade agropecuária no Estado, proporcionando o desenvolvimento do meio rural capixaba. O Incaper em Revista reúne alguns desses conhecimentos científicos, com a excelência e a credibilidade que o Incaper possui e que o tornaram referência no Espírito Santo, no Brasil e no mundo”, apontou a diretora-presidente do Incaper, Nara Sthefania Tedesco.

A nova edição do “Incaper em Revista” está disponível na Biblioteca Rui Tendinha, e pode ser baixada gratuitamente.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *