Incaper atualiza previsão da produção agrícola para 2017 no ES

Imprimir
Por meio da 10ª edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou as previsões de produção e produtividade agrícola para 2017. O documento foi elaborado com base no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e finalizado, em abril, pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA/ES).

Para a cafeicultura estadual, a previsão é de um aumento de rendimento de 9,5%. Esse aumento é puxado pelo café conilon, cuja previsão de rendimento é 23% maior na comparação com 2016. No caso da pimenta-do-reino, a área colhida, produção e rendimento confirmam tendência de alta. Já com relação aos preços, o valor médio do quilo de pimenta-do-reino foi de R$ 9,17 em junho, valor bem abaixo da média que vinha sendo praticada nos últimos anos.

Em geral, a estimativa de produção para a agricultura, em 2017, gira em torno de 5,16 milhões de toneladas, acentuando um pouco mais a queda observada desde 2015. Como destaques, há previsão de queda, em relação a 2016, de 20% na produção da cana-de-açúcar e 9,2% no café arábica.

As informações do LSPA são obtidas por intermédio das Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias (Corea) e consolidadas em nível estadual pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA/ES. Ressalta-se que as informações agrícolas mensais por município obtidas no LSPA são preliminares e de responsabilidade do GCEA-ES.

Veja abaixo a publicação ou clique aqui para fazer o download do documento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *